Três motoristas e nenhuma CNH: como são guiados os carros do Carnaval

Quando as escolas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo começarem a desfilar pelo Sambódromo do Anhembi, na noite de hoje (9), na capital paulista, boa parte das atenções estará voltada aos carros alegóricos.

UOL Carros conta a seguir como esses carros funcionam e são conduzidos.

Gigantes, pesados e muitas vezes carregados de pessoas, eles têm de ser guiados com todo o cuidado e com precisão nos 560 m da passarela paulista.

  • Esses carros costumam ser montados sobre chassi de caminhão e equipados com motor a diesel
  • Também trazem freios, volante e câmbio
  • São dirigidos por motoristas experientes e habilitados para guiar carretas
  • Contudo, não é exigida CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para conduzi-los no sambódromo
  • No Carnaval paulista, porém, nem todos os carros são motorizados

Três 'motoristas' e câmeras

Carro alegórico da Acadêmicos do Tatuapé no desfile da escola de samba no Carnaval 2022
Carro alegórico da Acadêmicos do Tatuapé no desfile da escola de samba no Carnaval 2022 Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, há uma orientação para que o motorista do carro alegórico seja experiente e, se puder, habilitado.

No único contato com vias públicas, quando são deslocados dos barracões até o Anhembi, há escolta de agentes de trânsito.

Dependendo das alegorias, os carros podem levar até 25 pessoas em seu interior, contando os três condutores.

Continua após a publicidade

Cada carro pode ter ainda geradores de eletricidade para acender luzes e outros mecanismos cênicos.

Como não existe um para-brisa e a visão do motorista é completamente encoberta, uma ou duas câmeras são instaladas na dianteira do carro alegórico e conectadas a um monitor de vídeo na cabine, para evitar a condução às cegas.

Motor é permitido, mas nem sempre foi assim

Siga o UOL Carros no

Além do trio, cerca de 25 pessoas, da chamada "turma da merenda", ficam posicionadas atrás de cada veículo para empurrá-lo, em caso de pane mecânica, para não prejudicar a apresentação.

Atualmente a maioria das agremiações utiliza veículos motorizados, mas isso é permitido em São Paulo apenas há poucos anos. Antes disso, apenas a tração humana era liberada pela Liga.

Continua após a publicidade

No geral, cada carro permanece cerca de 25 minutos na avenida durante o desfile e o motorista não passa da segunda marcha.

Segurança é fundamental

Cada veículo do Carnaval de São Paulo tem de ser submetido a um laudo técnico (a "Anotação de Responsabilidade Técnica", ou ART), contratado junto a empresas de engenharia habilitadas pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Esse laudo, segundo a Liga, atesta que o veículo é seguro e, sendo motorizado, traz a identificação de quem guiará o veículo.

Todos os anos os carros alegóricos devem passar por revisão completa, incluindo embreagem, rodas, freios e caixa de direção.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade

*Com infos de matéria publicada em 01/03/2019

Deixe seu comentário

Só para assinantes