Elétricos mais baratos: 5 carros com preços menores para encarar BYD e GWM

A chegada de novas marcas chinesas ao Brasil, em especial BYD e GWM, obrigaram seus rivais diretos a reavaliarem os preços de seus veículos para se manterem competitivos.

O UOL Carros listou cinco modelos elétricos que ficaram mais baratos nos últimos meses. Lembrando que o mercado deve ficar ainda mais competitivo nos próximos meses, já que novos modelos estão programados para desembarcar por aqui.

1) Caoa Chery iCar

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Imagem: Divulgação

O pequeno hatch é, atualmente, o elétrico mais barato do Brasil. O subcompacto sai por R$ 119.990, R$ 20 mil a menos do que no início. Em 2022, quando chegou ao Brasil, era oferecido por R$ 139.990, valor que já garantia a ele o posto de mais em conta.

Com apenas 3,20 m de comprimento e proposta de levar dois passageiros atrás com apenas o mínimo de espaço - são somente 2,15 de entre-eixos - e porta-malas de 100 litros, sua proposta é mais voltada ao uso urbano em detalhes que vão além do tamanho, uma vez que até a sua velocidade máxima é limitada a 100 km/h - embora, como todo pequeno elétrico, tenha agilidade no trânsito, afora o fato que andar muito rápido com um veículo do tipo esgote muito rápido as baterias.

2) JAC E-JS1

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O E-JS1 custa R$ 126.990, mas tem a desvantagem de tamanho, espaço, autonomia (a menor entre os quatro elétricos mais baratos do país) e desempenho (chega a apenas 105 km/h).

Em 2021, quando foi lançado, o JAC custava R$ 149.900 e era o elétrico mais barato do Brasil. O valor foi sendo reduzido pouco a pouco. A explicação não era o Dolphin, uma vez que o rival foi lançado apenas em meados de 2023. No caso, foi o fator Kwid E-Tech.

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3) Renault Kwid E-Tech

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Era, até então, o melhor custo-benefício da classe de elétricos de entrada. Importado da China, o modelo foi lançado por R$ 149.990, mas, pouco tempo depois, teve uma redução de 10%. Atualmente, é comercializado por R$ 123.490.

4) Peugeot e-2008

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Sem a companhia de versões a combustão, o e-2008 é a única configuração da segunda geração do 2008 que é vendida no Brasil - o modelo convencional será lançado por aqui neste ano.

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Chegou por aqui em 2022 e custava, na época, R$ 259.990. Mas o tempo passou, descontos foram aplicados e, hoje, sai por R$ 169.990 - chegou a ser vendido por R$ 10 mil a menos em dezembro. Se tratam de unidades 23/23, então é difícil saber se o valor será mantido no novo lote importado da? China.

SUVs híbridos e elétricos da GWM e BYD passaram a ser oferecidos por valores mais acessíveis do que muitos utilitários a combustão, o que influenciou o preço de outros elétricos da classe. São os casos do Yuan Plus e do Haval.

5) Volvo C40 e XC40 Recharge

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Os dois Volvos sempre foram referências no quesito SUV premium elétricos, mas eram vendidos apenas em versões mais caras. Recentemente, a marca lançou duas opções mais acessíveis de ambos. O XC40 Recharge parte de R$ 342.950 e o C40 Recharge começa em R$ 359.950. Ficaram mais próximos do BYD Yuan Plus.

Só que a fabricante é a que está mais disposta a virar o jogo e, para tal usará uma arma chinesa contra os próprios chineses: o EX30. O SUV menor está sendo oferecido por valores que começam em R$ 229.950, gerando um efeito Volvo.

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Medidas do governo e nacionalização

Para combater a 'invasão chinesa', o governo retomou a cobrança do imposto de importação de veículos elétricos, uma medida que resguarda os fabricantes nacionais. No entanto, gigantes chinesas planejam produzir no Brasil e, assim, evitarão o pagamento do imposto.

A BYD terá fábrica em Camaçari (BA), em um polo que pertencia à Ford. Já a GWM passará a produzir carros no Brasil a partir de 2024, em Iracemápolis (SP).

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