Por que 2024 será o ano do ChatGPT nos carros e isso inclui a Volkswagen

A Volkswagen revelou que pretende integrar o ChatGPT a todos os seus modelos que possuem seu mais novo assistente de voz, o IDA. A novidade deverá estar disponível no segundo semestre deste ano.

O que aconteceu

Depois de uma parceria com a empresa de softwares automotivos Cerence, a Volkswagen anunciou que trará para todos os seus carros com o sistema de infoentretenimento IDA o "Cerence Chat Pro", com tecnologia do ChatGPT.

Todos os carros elétricos da marca vêm equipados com IDA. Modelos como o ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7 têm o sistema, que também será adicionado ao próximo Golf, ao novo Passat e ao Tiguan.

O assistente do carro seguirá cuidando de tarefas fáceis como a temperatura da cabine do veículo, porém para perguntas aleatórias que o carro não possa responder ele utilizará o ChatGPT.

A Volkswagen afirma que o chatbot não terá acesso a nenhum dado pessoal do condutor ou do veículo.

Entretanto, a marca ainda não detalhou em quais regiões a nova inteligência artificial será implementada primeiro. Muitos dizem que a VW usará a feira CES (Consumer Electronic Show) - que inicia nesta terça-feira, em Las Vegas - para avaliar a receptividade do público. Não há previsão sobre o uso dessa tecnologia no Brasil.

Além da Volkswagen, a DS Automobiles - da Stellantis - e a Mercedes-Benz também trabalham na introdução de inteligência artificial em seus carros. A marca alemã também deverá exibir um sistema na feira CES.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes