Omoda 5: como é o novo SUV chinês que chega para encarar o Compass em 2024

Omoda e Jaecoo são as duas marcas chinesas de automóveis que chegam ao Brasil em 2024.

As duas fabricantes pertencem à Chery, mas terão operação independente em nosso mercado e não terão, segundo seus executivos, nenhuma relação com a Caoa - sócia da Chery no Brasil.

Segundo executivos das marcas, os planos são de produzir veículos em nosso país e, no momento, existe uma prospecção de possíveis locais para uma possível fábrica local.

Omoda 5 elétrico traz dianteira exclusiva e interior mais bem acabado e equipado nas unidades com que tivemos contato
Omoda 5 elétrico traz dianteira exclusiva e interior mais bem acabado e equipado nas unidades com que tivemos contato Imagem: Divulgação

Dentre as possibilidades, está a fábrica da Caoa Chery em Jacareí, no interior de São Paulo, segundo Alex Wang, diretor de operações de Omoda e Jaecoo no Brasil.

Conforme o executivo, há "negociações em andamento" para eventualmente assumir essa linha de produção - que está inativa desde abril de 2022.

Traseira do Omoda 5 traz aerofólio na tampa do porta-malas, lanternas de LEDs e visual arrojado
Traseira do Omoda 5 traz aerofólio na tampa do porta-malas, lanternas de LEDs e visual arrojado Imagem: Divulgação

Estão previstos dois lançamentos de automóveis das duas novas marcas em 2024, que inicialmente virão importados.

O primeiro é o Omoda 5, cujas primeiras unidades acabam de desembarcar aqui e, a partir de janeiro, começam o processo de homologação.

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Cabine do Omoda 5 elétrico tem acabamento mais caprichado e telas maiores na comparação com versão híbrida
Cabine do Omoda 5 elétrico tem acabamento mais caprichado e telas maiores na comparação com versão híbrida Imagem: Divulgação

Detalhes técnicos ainda não foram informados, mas adiantamos que o Omoda 5 chega com porte de Jeep Compass, medindo cerca de 4,4 m de comprimento e aproximadamente 1,80 m de largura.

Traz desenho arrojado, com perfil de cupê, exibindo traseira mais inclinada e aerofólio na tampa do porta-malas.

Serão duas versões: a primeira 100% elétrica, com cerca de 220 cv de potência e aproximadamente 450 km de autonomia (os dados oficiais serão informados somente após a respectiva homologação). Essa será a opção mais cara e equipada - estimamos um preço em torno de R$ 230 mil.

Interior do Omoda 5 híbrido leve traz mais plásticos rígidos, mas agrada com partes iluminadas e mescla de materiais
Interior do Omoda 5 híbrido leve traz mais plásticos rígidos, mas agrada com partes iluminadas e mescla de materiais Imagem: Divulgação

A segunda terá propulsão híbrida leve - provavelmente, terá o mesmo motor 1.5 turbo com cerca de 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, associado ao câmbio CVT - é o mesmo conjunto mecânico do Tiggo 5X e do Tiggo 7, da Caoa Chery.

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Ainda não temos informações sobre qual será o primeiro modelo da marca Jaecoo, que tem um perfil mais aventureiro e visual mais típico de utilitários esportivos, que virá ao Brasil.

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