VinFast: o que sabemos sobre montadora vietnamita que abriu vagas no Brasil

A marca automotiva VinFast, propriedade do bilionário vietnamita Pham Nhat Vuong, abriu vagas de emprego no Brasil. A fabricante utilizou um anúncio no LinkedIn para iniciar sua seleção, mas já fechou o período de candidatura para as oportunidades de trabalho.

A marca, que deve iniciar sua atuação no Brasil em breve, se foca na produção de veículos SUVs elétricos.

O que aconteceu

Seguindo a chegada das montadoras chinesas de elétricos ao Brasil, como BYD e DWM, a VinFast demonstrou interesse no mercado do país.

A marca oferece oportunidades de trabalho a brasileiros em gestão de vendas, serviço pós-venda e outras ocupações como gerente jurídico, contábil, logística e RH.

A VinFast ainda terminou o anúncio oferecendo ambiente com "especialistas automotivos líderes globais" e "remuneração atraente".

Entretanto, ainda não se sabe oficialmente quais são os planos da montadora para o Brasil, com as vagas de emprego sendo os únicos indícios da chegada da VinFast ao país.

O que é a Vinfast

A montadora do Vietnã foi fundada em 2017 por Pham Nhat Vuong - homem mais rico de seu país e dono do Vingroup, que atua em diversos setores como o da saúde, imobiliário e hoteleiro.

O empresário fez sua riqueza após vender para a Nestlé uma fábrica de macarrão instantâneo que abriu na Ucrânia.

Continua após a publicidade

A primeira aparição da Vinfast para o mercado mundial foi no Salão de Paris de 2018, onde exibiu dois carros, um sedã e um SUV - respectivamente feitos sobre a plataforma do BMW Série 5 e BMW X5.

Com design feito pelo renomado estúdio Pininfarina, a marca se foca na produção de SUVs elétricos desde 2022

Em expansão, a Vinfast anunciou neste ano um investimento de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 9,9, bi na cotação atual) em uma fábrica nos Estados Unidos, localizada na Carolina do Norte, na qual espera produzir 150 mil carros por ano a partir de 2025.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes