Topo

BMW Série 5 chega eletrificada e com 'interior vegano'; veja o que muda

Colaboração para o UOL

24/05/2023 12h49

A BMW apresentou oficialmente a nova geração do Série 5 quase um mês depois da Mercedes mostrar o seu Classe E. Essa rivalidade eterna entre as duas marcas e seus sedãs intermediários tem um ponto em comum: a eletrificação.

Todas as versões terão algum tipo de uso de motores a energia. O i5, totalmente elétrico, é a maior novidade. Começa pelo eDrive40 com um motor ligado ao eixo traseiro com 340 cv e 43,8 kgfm. Segundo a marca, acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e chega aos 193 km/h com uma autonomia de até 582 km.

As baterias de 81,2 kWh instalados no assoalho também são usadas pela versão M60 xDrive com dois motores elétricos, um em cada eixo. São 598 cv e o torque máximo de 82,6 kgfm descarregados nas quatro rodas, o que dá uma aceleração até 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230 km/h. Com mais potência e o mesmo kit de baterias, o alcance é menor: 516 km.

Há uma função, porém, que amplia a autonomia em até 25% quando não há carregadores por perto. Neste caso a potência fica limitada e algumas funções de conforto são desativadas.

Apesar disso, a gasolina vai continuar a queimar por mais um tempo em alguns mercados fora da Europa e dos Estados Unidos, então também existem versões híbridas plug-in e híbridos-leves, que é quando uma bateria ligada a um sistema de 48v ajuda o propulsor a combustão em determinadas situações para ajudar no desempenho e também no consumo de gasolina.

No caso da 530, o motor é um 2.0 turbo de 258 cv de potência capaz de levar o sedã de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A 540 usa um 3.0 de seis cilindros com 380 cv também trabalhando com o sistema de 48v.

Visual aprimorado

Em comparação com o modelo anterior, a nova geração cresceu 97 milímetros, chegando aos 5,06 m no comprimento

A nova geração do sedã ganhou linhas mais atuais e adotou a grade mais larga do restante da linha BMW

A traseira traz lanternas finas e para-choques com adereços pretos.

Por dentro, o painel digital tem 12,3 polegadas e uma tela de controle de 14,9 polegadas.

Através dela é possível brincar com jogos enquanto o veículo está parado.

O interior é feito com materiais veganos, ou seja, sem nada de origem animal, como o tecido que imita perfeitamente o couro.

O sedã também traz um sistema de condução semi-autônoma até 130 km/h, desde que o motorista fique atento. Estará disponível somente na Alemanha, nos EUA e no Canadá por enquanto.

As vendas do novo Série 5 começam em outubro na Europa.