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Carros para adolescentes: como são as novas apostas das montadoras

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Do UOL, em São Paulo

12/05/2023 04h00

No Brasil, faz tempo que se discute a redução da idade mínima para a condução de veículos automotores - e o que vigora nos EUA, onde pessoas com 16 anos já podem assumir o volante, é muito utilizado como referência em debates sobre o tema.

Atualmente, por lei, até para pilotar quadriciclos e ciclomotores é preciso ser maior de 18 anos. Entretanto, a Europa é recheada de soluções intermediárias e até mais criativas.

Países como Espanha (aos 15 anos), Reino Unido (aos 15 anos e 9 meses) e Portugal (aos 16 anos) dispõem de uma possibilidade interessante para quem não quer esperar até os 18 (nos países ibéricos) ou 17 (no britânico). Existe uma categoria especial de habilitação provisória que permite a direção de carros específicos.

Como funciona

Nos três lugares, as normas dizem que os carros não podem pesar mais de 400 kg (no caso dos elétricos, o peso das baterias são desconsiderados) e tampouco exceder os 45 km/h;

Uma das exceções é a França, onde esses veículos não se enquadram em nenhum tipo de categoria automotora que exija habilitação e, portanto, podem ser guiados a partir dos 14 anos de idade;

Entretanto, na Espanha, após os 16 anos já é possível adquirir a habilitação 'B1', com a qual podem migrar para veículos mais potentes, com até 20 cv, capazes de chegar aos 90 km/h - permitidos para circulação também em rodovias.

Quais são os carros para adolescentes?

Separamos alguns exemplos de carros que se enquadram nessas normas, com seus preços convertidos de forma simples no câmbio da data da publicação (1 euro = R$ 5,4):

Citroën Ami: Trata-se de um dos carros mais conhecidos e mais recentes dentro dessa categoria. Equipado com motor elétrico, conta com apenas 8 cv e uma velocidade máxima de 45 km/h. Segundo a marca, sua autonomia é limitada a 70 km e leva 3h para uma carga completa em uma tomada doméstica comum. Em conversão simples, o Ami custa R$ 43 mil;

Citroën Ami - Divulgação - Divulgação
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Renault Twizy: Ele já deu as caras no Brasil na segunda metade da década passada, mas só podia ser guiado por quem tivesse a CNH 'B'. Hoje, no exterior, é vendido em duas versões: uma que custa R$ 54 mil e outra de R$ 72 mil, quando realizamos a conversão simples. A primeira tem 120 km de autonomia, chega aos 45 km/h e tem 5 cv. A segunda tem 100 km de autonomia, 17 cv e chega aos 80 km/h;

Renault Twizy - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Silence: Seu único modelo do catálogo é o S02, elétrico de 19 cv e 149 km de autonomia máxima que é capaz de chegar aos 85 km/h. Em conversão simples, no câmbio atual, custa R$ 55 mil;

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Casalini: Marca italiana datada da década de 1930, sempre foi especializada em carros pequenos. Para os menores de 18, contam com quatro modelos, todos com motores a diesel de 500 cc e 8 cv, capazes de chegar aos 80 km/h. Os preços passam dos R$ 85 mil, em conversão direta;

Casalini - Divulgação - Divulgação
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Ligier: Ao mesmo tempo que carrega uma história dentro das competições no automobilismo, trata-se de uma das marcas cuja gama de carros para jovens está entre as mais completas. Com 10 modelos disponíveis, todos contam com motorizações de 500 cc diesel e 8 cv e velocidade máxima de 45 km/h. Por se tratarem de verdadeiros carros, recheados de equipamentos, o preço é salgado: R$ 86 mil, em conversão direta;

Ligier - Divulgação - Divulgação
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Aixam: A marca conta com três famílias diferentes: Miniauto (R$ 59.500), EMotion (R$ 73 mil) e eAixam (R$ 108 mil), preços em conversão simples. Todos são equipados com motor a diesel de 500 cc e 8 cv de potência, podendo chegar aos 45 km/h. As versões se diferem pelos itens de série e, assim, acabam concorrendo bastante com marcas como a Ligier;

Aixam - Divulgação - Divulgação
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XEV: A marca conta com dois modelos, Kitty (R$ 52.500) e YoYo (R$ 70 mil). Ambos os modelos são elétricos, com 10 cv de potência, 150 km de autonomia e velocidade máxima de 80 km/h. O que muda entre ambos é o design e a oferta de itens de série.

XEV YoYo - Divulgação - Divulgação
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Carros "comuns" liberados para menores

Se essa ideia dos "minicarros" não encantar as autoridades brasileiras para quem venham a flexibilizar as leis, há outras boas referências, também europeias, mas agora de volta aos carros comuns. Vai que um dia elas podem vir a entregar a direção aos que, hoje em dia, são considerados menores de idade:

Na Irlanda, a idade mínima para dirigir um carro é de 17 anos;

Na França, a partir dos 16 anos, os condutores só podem assumir o volante legalmente após 21 horas de condução e aprovação no teste teórico - mas apenas quando acompanhados por um adulto;

Na Alemanha, a idade mínima para dirigir é 17 anos, mas após a conquista da habilitação, o adolescente deve estar sempre acompanhado de alguém com mais de 30 anos de idade e habilitado há mais de 5 anos;

Na Áustria, também é permitido dirigir com 17 anos de idade, mas para isso é preciso uma licença especial provisória, cujo processo pode ser iniciado a partir dos 15 anos e 6 meses de idade.

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