Topo

BMW M2: aceleramos nova geração do esportivo 'raiz' que virá ao Brasil

Alessandro Reis

Do UOL, em Phoenix, Arizona (EUA)*

08/04/2023 04h00

A BMW tem investido bilhões de euros na eletrificação dos seus carros, mas não abre mão dos tradicionais motores a combustão.

Prova disso é a segunda geração do M2, porta de entrada para os esportivos de alta performance da marca alemã, confirmada para 2023 no Brasil e que acaba de ser lançada nos Estados Unidos.

Com preços a partir de US$ 62,2 mil nos EUA (cerca de R$ 315 mil na conversão direta), o cupê mantém a fórmula consagrada da BMW: motor dianteiro de seis cilindros, tração traseira e opção de câmbio manual.

A convite da BMW do Brasil, UOL Carros acelerou o novo M2 em estradas, rodovias e vias urbanas do Arizona e conta a seguir detalhes do bólido compacto e como é dirigir essa máquina.

Nessa mesma viagem, também guiamos o novíssimo XM, cujas vendas no Brasil estão em análise.

O que o novo BMW M2 traz

  • Trata-se da opção mais barata da BMW Motorsports, responsável pelos carros mais potentes da montadora
  • Mesmo assim, o novo M2 não será barato no Brasil: preço na faixa de R$ 500 mil não irá surpreender
  • BMW confirma lançamento do cupê no Brasil para 2023 e unidades de testes têm sido flagradas no país
  • Modelo traz motor 3.0 biturbo com 6 cilindros em linha de 466 cv e torque de 56 kgfm
  • É o mesmo propulsor que equipa BMW M3 e M4, porém menos potente
  • Com 4,58 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, M2 é, respectivamente, 21,4 cm e 11 cm menor do que o M4
  • Aceleração de zero a 100 km/h aconte em 4,1 s com transmissão automática e de 4,3 s com câmbio manual
  • Velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas limite sobe a 285 km/h com pacote opcional

Estilo

BMW M2 2023 frente dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Carroceria musculosa: predominância de linhas retas na dianteira e caixas de roda alargadas
  • Grade dianteira sem moldura não é tão grande quanto a de M3 e M4 e traseira evidencia o escapamento com quatro ponteiras
  • Na parte de trás, destaque também para o difusor de ar e para a tampa 'bicuda' que cumpre papel de aerofólio
  • Dimensões compactas e carroceria de duas portas remetem ao primeiro M3 cupê e reforçam impressão de agilidade
  • Saias laterais e rodas de 19 polegadas na dianteira e 20 na traseira também chamam a atenção
  • M2 pode ser equipado opcionalmente com teto de fibra de carbono, que reduz peso de 1.725kg em cerca de 6 kg
  • Bancos do tipo concha em fibra de carbono são outros opcionais e 'emagrecem' carro em 10,8 kg

Vida a bordo

BMW M2 2023 interior - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Mesmo sendo o menor BMW M, o novo M2 tem 4 lugares
  • Com distância entre-eixos de 2,75 m, ocupantes do banco traseiro não passam tanto aperto
  • Fabricado no México como o Série 2 do qual é derivado, M2 tem acabamento mais simples do que um Série 3,
  • Mesmo assim, não deixa de tratar bem seus ocupantes com itens de conveniência e tecnologia
  • Cabine centrada no motorista conta com painel e multimídia reunidos em uma tela curva de alta resolução
  • Cluster tem 12,3 polegadas e central multimídia, 14,9 polegadas
  • Opcionalmente, carro pode ser equipado com head-up display, que projeta informações no para-brisa
  • Comodidades incluem internet 5G dedicada, ar-condicionado de 3 zonas e som premium
  • Lista de itens de série inclui, ainda, assistentes à condução como frenagem automática de emergência e alerta de saída involuntária de faixa
  • Cupê também pode ser equipado com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, mediante custo extra
  • Capacidade do porta-malas é de razoáveis 390 litros

Desempenho

BMW M2 2023 dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não tive a oportunidade nem tenho a capacidade de testar o M2 perto do seu limite, até porque meu contato ao volante do carro foi em vias públicas.

Contudo, percorrendo uma estrada sinuosa no deserto do Arizona, deu para constatar que o novo M2 é um dos carros mais focados e divertidos na sua faixa de preço.

  • Tive a sorte de dirigir um exemplar com a transmissão manual de seis marchas opcional
  • Com embreagem na medida e engates precisos, esse câmbio deixa a experiência ainda mais visceral
  • Acredito que essa configuração não virá ao Brasil, onde deve ser oferecido apenas a transmissão automática de oito velocidades
  • Tudo isso com o delicioso ronco do motor 3.0 de seis cilindros, que traz reações instantâneas e chega a 7.200 rpm
  • A posição de dirigir bem baixa é perfeita e o volante, rápido e preciso
  • Carro permite personalizar por meio de botão no volante os modos de condução
  • Chassi fica ainda mais afiado com a suspensão adaptativa de série, o controle de estabilidade ajustável e as suspensões independentes nas quatro rodas
  • A cereja do bolo é a tração traseira, que une controle e esportividade

Mercado

BMW M2 traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O novo BMW M2, assim como seu antecessor, traduz a essência de um BMW: traz condução precisa, muita potência e porte compacto.

Mesmo assim, pode ser um carro para uso no dia a dia, apesar de contar com apenas quatro lugares

Torço, embora ache bastante difícil, que o M2 seja oferecido com transmissão manual no Brasil.

Não será barato aqui, mas dificilmente você poderá comprar um carro tão divertido sem chegar perto da faixa de R$ 1 milhão

FICHA TÉCNICA - BMW X2 2023

BMW X2 2023 lateral - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preço: a partir de US$ 62.200 (R$ 315 mil na conversão direta)
Motor: 3.0 biturbo com 6 cilindros em linha a gasolina
Câmbio: automático de 8 marchas ou manual de 6 velocidades, tração traseira
Potência: 466 cv a 6.250 rpm
Torque: 56 kgfm entre 2.650 e 5.870 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,1 segundos (câmbio automático) / 4,3 segundos (manual)
Velocidade máxima: 285 km/h (com kit opcional)
Dimensões: 4,58 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,40 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos
Peso: 1.725 kg
Porta-malas: 390 litros
Tanque: 52 litros

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Viagem a convite da BMW do Brasil