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Porsche no deserto: aceleramos o novo 911 em aventura no Saara

Alessandro Reis

Do UOL, em Arfoud (Marrocos)*

01/02/2023 04h00Atualizada em 01/02/2023 17h49

Modelo mais famoso e cultuado da Porsche, o 911 foi concebido para acelerar no asfalto. Isso não impediu a marca alemã de projetar e construir uma versão com suspensões reforçadas e elevadas do cupê na década de 1980, que venceu o rali Paris-Dakar de 1984 e deixou para trás muitos SUVs "raiz".

Para prestar uma homenagem ao carro campeão e oferecer um 911 bastante diferente e surpreendente, a Porsche acaba de lançar o 911 Dakar - com produção limitada a apenas 2,5 mil exemplares no mundo e que chega ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 1.799.000.

A convite da fabricante de Stuttgart, UOL Carros embarcou em uma aventura rumo ao Marrocos, na norte da África, para testar as habilidades do lançamento no ambiente para o qual foi criado: as dunas, as pedras e os buracos do Deserto do Saara.

911 dakar nas dunas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A jornada incluiu estadia em Lisboa, de onde partimos em voo fretado, rumo à cidade de Arfoud, um oásis no sudeste do Marrocos, rodeado pelo deserto e onde, segundo moradores locais, não chove com intensidade há mais de três anos.

Segundo a Porsche, o percurso escolhido para os testes do 911 Dakar passa por uma região onde o famoso rali já foi disputado - tudo para honrar a história do carro campeão e com a orientação de instrutores liderando o comboio - além de uma equipe de apoio para rebocar os veículos, na eventualidade de algum imprevisto.

Para nossa surpresa, o pessoal da Porsche incentivou a acelerar sem dó o esportivo, mas dentro do traçado previamente planejado.

Porsche 911 Dakar acampamento tendas Saara deserto marrocos - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Imagem: Alessandro Reis/UOL

Quem pensa que 911 não combina com areia, garanto que o Dakar se sente à vontade nela - tanto que acelerei o cupê a mais de 100 km/h e encerrei o primeiro dia de testes com ele inteiro e pronto para outro dia de aventuras.

Após passar a noite em um acampamento montado no meio das dunas e bem longe da estrutura de uma cidade, eu e os demais jornalistas convidados aproveitamos mais algumas horas de fortes emoções em pleno Saara - que incluíram a subida de uma trilha estreita e cheia de rochas, rumo ao topo de uma montanha.

Com a ajuda de instrutores, chegamos ao topo ilesos - e isso incluiu o veículo de testes.

Como é o 911 Dakar

  • A novidade da Porsche é uma junção de itens emprestados de outras variantes do 911 que, juntos, fizeram do esportivo um legítimo fora-de-estrada
  • É mais capaz até do que o Cayenne e o Macan, os SUVs da montadora europeia
  • A base do Dakar é o 911 GTS, do qual empresta o motor boxer de seis cilindros contrapostos na horizontal
  • Com três litros de cilindrada e dois turbos, entrega 480 cv de potência e 58 kgfm de torque, gerenciados pela transmissão automatizada PDK de dupla embreagem e oito marchas
  • A escolha dessa usina de força não poderia ter sido mais acertada. O 911 Dakar não precisa de mais torque ou potência para vencer dunas e transpor valetas. Se tivesse mais, provavelmente seria mais difícil de controlá-lo nesse tipo de terreno
  • Evidentemente, o sistema de tração é do tipo integral, nas quatro rodas. Para encarar os desafios e obter a tração necessária nos trechos mais difíceis, como em dunas, desligamos os controles de tração e estabilidade e ativamos o modo Off-road, exclusivo desse 911 tão diferente.
  • Nessa modalidade de condução, a suspensão pneumática é elevada em três centímetros até 170 km/h
  • As suspensões reforçadas já são cinco centímetros mais altas do que as de um GTS convencional
  • Isso inevitavelmente faz a carroceria adernar um pouco mais nas aceleradas e nas frenagens em asfalto, mas nada que comprometa a condução afiada típica de um Porsche 911
  • Pelo contrário: a diversão e a precisão também são garantidas em vias asfaltadas, mas a altura mais elevada do chassi fez com que a velocidade máxima fosse limitada a 240 km/h
  • Para mim, são concessões pequenas, se comparadas à versatilidade que o carro proporciona
  • Os pneus de uso misto desenvolvidos sob encomenda pela Pirelli têm papel fundamental para as capacidades off-road do 911 Dakar
  • Eles trazem medidas de 245/45 ZR 19 na dianteira e de 295/40 ZR 20 na traseira
  • Têm diâmetro menor em uma polegada na comparação com os do 911 GTS

Emagrecimento

Porsche 911 Dakar detalhe capô - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Para redução no peso, o Dakar dispensa os bancos traseiros, enquanto os dianteiros são do tipo concha e com estrutura de fibra de carbono
  • O capô de plástico reforçado com fibra de carbono proveniente do 911 GT3 é outro arifício para "emagrecer" o esportivo
  • Com 1.605 kg, o 911 Dakar é 10 kg mais pesado do que o Carrera GTS - pouco, considerando os diversos reforços que a variante fora-de-estrada recebeu
  • O Dakar pode vir com a mesma pintura em dois tons do exemplar que testamos, inspirada no mesmo padrão visual aplicado no 911 que venceu o Rali Paris-Dakar.
  • Também pode ser encomendado com uma pintura convencional
  • Dentre os muitos itens opcionais está um santantônio instalado onde estariam os bancos de trás
  • Também há acessórios como rack de teto com iluminação e até uma tenda, montada em cima do veículo

É uma pena que serão só 2,5 mil carros

911 Dakar estúdio traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em resumo, o Dakar mantém a alma esportiva de todo 911, somada a capacidades quase inacreditáveis longe do asfalto.

Tenho certeza de que as 2,5 mil unidades deverão se esgotar rapidamente - se é que já não foram todas vendidas (a Porsche não informa quantas vêm para o Brasil).

Bem que essa ideia de unir cupê com alma de SUV poderia render mais uma fornada ou até uma versão com produção regular. Fica a minha humilde dica para o pessoal da Porsche.

FICHA TÉCNICA - PORSCHE 911 DAKAR

Geral 911 Dakar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preço: R$ 1.799.000
Motor: 3.0 biturbo, 6 cilindros contrapostos, gasolina
Câmbio: automatizado de dupla embreagem com 8 marchas, tração integral
Potência: 480 cv a 6.500 rpm
Torque: 58 kgfm a 2.300 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 3,4 segundos
Velocidade máxima: 240 km/h
Dimensões: 4,53 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,34 m de altura e 2,45 m de distância entre-eixos
Peso: 1.605 kg
Porta-malas: 132 litros
Tanque: 67 litros

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*Viagem a convite da Porsche Brasil