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Fiat Pulse Abarth é esportivo 'raiz' que dá para usar no dia a dia

30/01/2023 04h00

A Fiat sempre ofereceu no Brasil versões esportivas dos seus carros, a exemplo do Uno 1.5 R e, mais recentemente, do Punto e do Bravo T-Jet. A marca italiana honra a tradição com o Pulse Abarth, lançado em novembro e que dispensa o logotipo da montadora - trocado pelo símbolo do escorpião.

A Abarth é a divisão esportiva da Fiat e o Pulse, o primeiro SUV por ela desenvolvido. Não se trata de um carro apenas com aparência esportiva: traz uma série de modificações para entregar uma condução mais divertida - e realmente ser mais rápido na pista.

Já tínhamos comprovado essas habilidades em autódromo, quando o Pulse Abarth foi lançado, em novembro. Agora, rodamos com ele no dia a dia durante cerca de uma semana e contamos as impressões a seguir.

Fiat Pulse Abarth

Preço

R$ 149.990
Carros
3,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Central multimídia é rápida e traz tela grande
  • É um verdadeiro esportivo, sem abrir mão do conforto

Pontos Negativos

  • Consumo elevado com etanol na cidade
  • Freios a tambor nas rodas traseiras

Veredito

O Fiat Pulse Abarth é um carro divertido, que realmente traz ajustes esportivos e anda muito bem. Além disso traz visual exclusivo, condizente com sua proposta, e não abre mão do conforto e da boa altura em relação ao solo que os SUVs oferecem. Senti falta dos freios a disco nas rodas traseiras e da opção de câmbio manual.

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

  • Como as demais versões do Pulse, a Abarth não se destaca pelo espaço interno, semelhante ao do Fiat Argo, do qual o SUV deriva, com modificações
  • Com 2,53 m de distância entre-eixos, é um SUV verdadeiramente compacto
  • Traz como equipamento de série central multimídia com tela de 10,1 polegadas, conexão sem fio com celulares via Apple CarPlay e Android Auto e carregamento de smartphones sem fio tem nicho refrigerado
  • Lista inclui painel digital personalizado de sete polegadas, ar-condicionado automático e digital, faróis full-LED com acendimento e luz alta automáticos, além de sensor de chave, bancos de couro e console central elevado são outros destaques

DESEMPENHO E CONSUMO

  • É a única configuração a trazer embaixo do capô o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm
  • Só existe a opção de câmbio automático de seis marchas com aletas no volante para trocas manuais - devido à proposta esportiva, um câmbio manual casaria bem com esse motor
  • A potência e o torque são iguais aos de outros modelos com o mesmo propulsor, como Jeep Renegade, mas motor recebeu calibração diferente para ficar mais "esperto"
  • Mesmo aconteceu com a transmissão, que faz trocas mais rápidas e em rotações 30% mais altas
  • Nas frenagens, o câmbio reduz marchas automaticamente e isso ajuda a deixar o propulsor mais "cheio" nas retomadas de velocidade.
  • Lista de itens "tunados" inclui suspensão rebaixada em 1 cm com molas e amortecedores 13% mais rígidos
  • O Abarth também traz barra estabilizadora com maior diâmetro; pneus mais largos e aderentes, escapamento com ponteira dupla e ronco esportivo e direção elétrica mais direta
  • Freios trazem discos ventilados de 305 mm na dianteira (contra 257 mm do Pulse convencional), mas na traseira permanecem os tambores, menos eficientes
  • O volante do Abarth traz, no lado direito, um botão vermelho com a inscrição "Poison", que significa veneno em inglês, ajustando itens como acelerador, assistência de direção e motor para uma tocada ainda mais esportiva.
  • Vão livre em relação ao solo também ajuda a passar por lombadas, valetas e buracos
  • Já o consumo não é tão empolgante: com etanol, obtive média em torno de 5 km/l na cidade. Inmetro informa 6,8 km/l (cidade) e 8,8 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 10 km/l e 12,3 km/l

DESIGN

  • Também traz uma série de detalhes visuais diferenciados por dentro e por fora, como aplique sobre os faróis imitando fibra de carbono, para-choque dianteiro mais largo e baixo, além de grade dianteira exibe desenho exclusivo e pintura preta brilhante
  • Rodas de 17 polegadas têm mesmo acabamento e capa central que oculta os respectivos parafusos
  • Teto sempre traz pintura preta e para-choque traseiro vem com difusor
  • Por dentro, o lançamento exibe uma faixa vermelha no centro do painel, além de costuras na mesma tonalidade nos bancos de couro sintético, no volante e também no painel das portas
  • Outro detalhe é a plaqueta com o símbolo do escorpião no lado direito do painel

SEGURANÇA

  • Traz de série quatro airbags: os dois frontais, obrigatórios, mais dois laterais
  • Oferece um pacote de assistentes à condução com frenagem automática de emergência com alerta de colisão, farol alto automático e assistente de manutenção de faixa que corrige o volante
  • Também é equipado com acionamento automático de serviços de emergência em caso de acidente
  • É bom lembrar que rivais oferecem mais airbags e controle de velocidade adaptativo - no Abarth, ele é do tipo convencional

MERCADO

  • Tem apenas um rival direto na sua faixa de preço (R$ 150 mil): VW Polo GTS, com preço sugerido de R$ 145.790
  • O hatch da Volkswagen é equipado com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas
  • Vale destacar que o modelo da Volks é um hatch, enquanto o da Fiat é um SUV - atingindo, em teste, um público mais amplo

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Mecânica
  • Motorização

  • 1.3 turbo flex, 4 cilindros

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 185 cv a 5.750 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 27,5 kgfm a 1.750 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 7,6 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 215 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 6,8 km/l (etanol) / 10 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 8,8 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados, 305 mm

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/50R17V

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Comprimento (mm)

  • 4.115

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.532

  • Largura (mm)

  • 1.777

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.281 kg

  • Porta-malas (L)

  • 370 l

  • Tanque (L)

  • 47 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 740

  • 20.000 km

  • R$ 852

  • 30.000 km

  • R$ 740

  • 40.000 km

  • R$ 1.056

  • 50.000 km

  • R$ 768

  • 60.000 km

  • R$ 1.448

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

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