Topo

Novo Corolla: o que já sabemos sobre sedã que faz 30 km/l e chega em 2023

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/01/2023 04h00

Sedã mais vendido do Brasil e firme no mercado local, apesar do sucesso dos SUVs, o Toyota Corolla está prestes a ser atualizado no Brasil.

Graças a investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP), o Corolla vai ganhar neste ano uma série de novidades já aplicadas em meados de 2022 no modelo europeu - que, tradicionalmente, serve como base para a versão fabricada e vendida aqui.

Ainda não sabemos se o Corolla nacional vai incorporar todas as novidades do europeu, mas já podemos adiantar que elas estarão concentradas na versão híbrida flex e também nos itens tecnológicos.

Trata-se da primeira grande atualização desde 2019, quando a atual e 12ª geração do sedã foi lançada em nosso mercado.

Vale destacar, ainda, que em 2023 a Toyota lançará no Brasil a versão esportiva GR do Corolla, que virá importada e terá mais de 300 cv de potência.

Frente mudou, mas você percebeu?

Novo Corolla europeu, apresentado em junho, antecipa a versão brasileira e traz poucas novidades no visual - Divulgação - Divulgação
Novo Corolla europeu, apresentado em junho, antecipa a versão brasileira e traz poucas novidades no visual
Imagem: Divulgação
  • No Brasil, o design do Corolla seguirá o mesmo já adotado na Europa
  • As novidades estão restritas ao redesenho das rodas de liga leve e também da grade dianteira
  • Da mesma forma que o Corolla japonês, o europeu ficou mais forte na versão híbrida,
  • Ela manteve o motor 1.8 associado ao propulsor elétrico.
  • Tanto no Japão quanto na Europa, o motor a baterias ganhou incremento na performance, o que elevou a potência combinada dos atuais 122 cv para 150 cv
Traseira do novo Corolla europeu é idêntica à do carro atual e no Brasil ela também não deverá mudar - Divulgação - Divulgação
Traseira do novo Corolla europeu é idêntica à do carro atual e no Brasil ela também não deverá mudar
Imagem: Divulgação
  • Como esse conjunto mecânico é flex no Brasil, o incremento na potência poderá ser um pouco maior aqui
  • O torque do propulsor elétrico também subiu 2,2 kgfm, mas a Toyota não informa o torque combinado.
  • Com as atualizações, o conjunto híbrido proporciona consumo médio de 30,2 km/l no ciclo WLTC adotado no Japão.
  • Aqui, as versões 100% a combustão, equipadas com motor 2.0 aspirado, não devem apresentar mudanças no que se refere à performance

Multimídia gigante e novo painel

Como na Europa, Corolla brasileiro deverá trazer novo painel digital e multimídia renovada nas versões de topo - Divulgação - Divulgação
Como na Europa, Corolla brasileiro deverá trazer novo painel digital e multimídia renovada nas versões de topo
Imagem: Divulgação
  • Por dentro, o Corolla nacional trará novidades como a central multimídia com tela de 10,25 polegadas
  • Equipamento se conecta sem fio a celulares via Android Auto e Apple Car Play
  • Ao menos na Europa, conta com conexão 4G dedicada e roteador wi-fi
  • Além disso, o Corolla deve ganhar no Brasil painel de instrumentos totalmente digital, com tela de 12,3 polegadas
  • Para completar, o pacote de tecnologias voltadas à segurança incorporou no mercado europeu o assiste de cruzamentos
  • Item detecta pedestres, ciclistas e outros veículos e freia o veículo de forma autônoma para evitar colisões
  • Essa funcionalidade tem tudo para também ser adotada aqui tanto no sedã quando no SUV Corolla Cross

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.