Topo

"Tiram sarro, mas me vingo no posto": como é ter o menor carro do mundo

Britânico dirige menor carro do mundo - James Linsell-Clark/ SWNS
Britânico dirige menor carro do mundo Imagem: James Linsell-Clark/ SWNS

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/05/2022 04h00

Alex Orchin, britânico de 31 anos, tem um carro com o qual nunca passa despercebido. O modelo é um Peel P50 na cor azul, tido como o menor carro do mundo pelo livro Guinness World Records. O veículo possui 134 cm de comprimento, 98 cm de largura e 100 cm de altura, com um tanque de combustível de 5 litros.

Entusiasta do carro mesmo tendo 1,75 m de altura, ele conta que muita gente ri quando o vê em seu pequeno veículo. Entretanto sua vingança ocorre quando vai encher o tanque: ele gasta apenas 7 libras (R$ 44 na cotação atual) para abastecer o modelo.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Porém, é impossível colocar algo no carro - seja mala, mochila ou até compras de supermercado. A falta de espaço também força os joelhos de Alex a ficarem os lados do volante.

fot - James Linsell-Clark/ SWNS - James Linsell-Clark/ SWNS
Imagem: James Linsell-Clark/ SWNS

"Sempre tive interesse em carros antigos, vintage e incomuns desde criança", disse Orchin ao The New York Post.

"Ninguém da minha família gostava disso - era uma obsessão aleatória. Eu costumava dirigir carros antigos e tive um Modelo T 1914 e um Morris Minor 1968 também. Fiquei fixado nessa ideia de ter um P50 só porque era pequeno, mas quando vi um original que custava 100 mil libras (R$ 630 mil), meio que acabou."

Entretanto, ele conseguiu encontrar um Peel P50 - que tem como velocidade máxima 37 km/h - na Ilha de Man, no Reino Unido, com um preço melhor e o comprou. Feito em 2017, este modelo imita um feito originalmente nos anos 1960.

"Já tive muitos carros e nenhum deles recebeu tanta atenção quanto este. Normalmente quando eu paro, pessoas e entusiastas de carros querem vir conversar comigo", disse.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.