Topo

"Batman do aplicativo" customiza carro contra o trânsito e sofre com calor

Dyepeson Martins

Colaboração para o UOL, em Macapá

05/03/2022 04h00

Um Renault Kwid 2018 deixou de ser só mais um carro popular para se transformar no veículo oficial de um "super-herói" em Boa Vista (RR). Com rodas vermelhas, adereços que abusam do preto, adesivos e utensílios do Homem-Morcego, surgiu o "Kwidmóvel".

A ideia foi do motorista de aplicativo José Carlos de Matos, 36, que iniciou o projeto há dois anos para dar uma "personalidade forte" ao carro. O motorista não deixa o veículo sozinho na caracterização, pelo menos nas ocasiões especiais, quando dirige pelas ruas vestido de Batman.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Primeiro eu pedi para envelopar o teto e sobrou um pedaço desse envelope. Aí então decidi fazer algum adesivo e foi quando tive a ideia de usar o Batman. O primeiro adesivo foi próximo à placa, depois um ou outro atrás, e fui fazendo toda a parte externa", contou.

A proposta inicial não era criar o "Kwidmóvel", mas deixar o veículo mais atraente. Contudo, à medida que a ideia ganhou repercussão, o motorista decidiu ampliar o projeto.

"Aí veio a ideia de levar para dentro do carro e personalizei. Comprei uns produtos e confeccionei os morcegos e pendurei na parte interna. (...) não foi assim, de um dia para o outro, foi de pouco a pouco", destacou. "Aqui acolá vou modificando e incrementando".

O boneco do personagem predileto dos quadrinhos foi pendurado no retrovisor, a máscara em referência ao herói vivido por Bruce Wayne está grudada no volante, e o teto do carro é repleto de morceguinhos feitos artesanalmente com papel e tesoura.

O "Batman do aplicativo", como chamam alguns passageiros, não usa o "Kwidmóvel" somente para o trabalho. No veículo, o motorista foi até um hospital da rede pública e levou alegria e um pouco do Universo DC para crianças que estavam internadas.

"Eu levei uns balões personalizados do Batman também. Queria ter levado algo a mais, mas não tive condições. (...) isso também foi graças a um passageiro que me ajudou".

"Inimigo número 1"

José Carlos de Matos é o "Batman do aplicativo" nas ruas de Boa Vista (RR) - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

O "Batman do aplicativo" trabalha durante a manhã e, principalmente, à noite. Ele evita o turno da tarde porque teme o inimigo número 1: o calor.

A temperatura média na capital roraimense chega a 37 graus e o ar-condicionado do "Kwidmóvel" está com defeito, embora as demais partes do veículo permaneçam em bom estado de conservação.

O 'traje' usado por José foi adquirido com a ajuda do irmão, que buscou a fantasia na internet. "Não sabia se iria ficar igual à foto", lembrou. A roupa, no entanto, coube perfeitamente, mas não se tornou uma boa opção nos dias de sol forte.

"A máscara incomoda um pouco, então o calor não ajuda. Mas esse é o meu 'ganha pão', esse carrinho. (...) Eu achava uma coisa simples, mas aí as pessoas ficaram surpresas", destacou sobre a customização.

O "Kwidmóvel" também transportará a família de José ao cinema para assistir "The Batman", interpretado por Robert Pattinson - bastante conhecido pela atuação em Crepúsculo. O longa-metragem estreou na última quinta-feira (3).

"Estou ansioso pelo momento. Vou levar a 'Batfamília'. Tem a Mulher-gato (esposa), o Mini-batman (filho mais novo) e os outros dois adolescentes", brincou o motorista, surpreso com a repercussão da iniciativa. "Essa é a minha empresa".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.