Topo

Hacker de 19 anos diz ter invadido 25 Teslas ao mesmo tempo em 13 países

Carros da Tesla - Reprodução
Carros da Tesla Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/01/2022 11h50

Um hacker de 19 anos diz ter conseguido invadir remotamente 25 carros da Tesla diferentes em 13 países. Entre as funções que ele conseguiu habilitar estão rádio, faróis e até a partida. O adolescente, de nome David Colombo, disse ser um especialista em TI da Alemanha.

Apesar de ter twittado dizendo que tinha "controle total remoto" dos carros, ele esclareceu que nunca foi capaz de assumir os veículos. Apesar disso, ele confirmou que conseguiu desativar os sistemas antifurto e aferir se um motorista estava dentro do carro.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Sim, eu potencialmente poderia destravar as portas e começar a dirigir os Tesla afetados", ele twittou. "Não, não posso intervir com alguém dirigindo (além de ligar música no volume máximo ou piscar luzes) e também não posso dirigir esses Tesla remotamente."

Ele ainda disse que o hack "não é uma vulnerabilidade na infraestrutura da Tesla", mas sim "falhas dos proprietários".

Colombo afirmou no Twitter que conseguiu desativar o Sentry Mode - tecnologia antiroubo na qual uma câmera do carro se torna um sistema de alarme de fato.

Após seu post viralizar, pessoas da Tesla entraram em contato com ele. No ano passado, o CEO da Tesla, Elon Musk, prometeu que trabalharia com governos para garantir que dados pessoais de motoristas de seus carros estejam protegidos contra a ameaça de hackers.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.