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VW indesejado no Brasil vira novo alvo de colecionadores de Europa e EUA

VW Gol LS 1983  - Reprodução
VW Gol LS 1983 Imagem: Reprodução

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2021 04h00

A Volkswagen do Brasil aproveitou como ninguém a plataforma do Fusca e uma variação da plataforma do primeiro Golf para criar diferentes produtos para atender um País que não tinha abertura para receber produtos de fora.

Alguns ficaram famosos e são garantia de sucesso entre os colecionadores nacionais, como as versões esportivas GT e GTI do Gol, que podem chegar a R$ 120 mil em leilões, ou o esportivo da base do Fusca, o SP2. Contudo, outras variantes não são procuradas aqui, mas estão ganhando mercado na Europa e EUA, como é o caso do Gol LS 1983 que ilustra essa matéria.

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Essa variante do Gol, é uma das versões que não fizeram sucesso graças à falta de potência do motor boxer 1.6 a ar que equipava o modelo.

Criado para substituir o Fusca, o Gol com motor a ar não deslanchou nas vendas e a "má fama" repete no mercado de antigos, uma vez que o carro não é muito procurado ou desejado aqui.

De acordo com José Paulo Parra, antigomobilista, o Gol a ar, ainda mais essa versão LS, não tem uma procura elevada no mercado de antigos aqui no Brasil.

"É um carro que não atingiu uma procura alta como colecionável, existem muitos por aí", conta. Ele afirma que, se for um exemplar com estado de conservação de 100%, o que significa ter itens como pneus de época, pintura sem restauração, pode atingir na casa de R$ 50 mil e ainda é raro.

VW Gol LS 1983  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por outro lado, Parra pontua que modelos desse tipo, que foram feitos exclusivamente no e para o Brasil, vem ganhando mercado lá fora.

Isso porque, nesse caso, se tornam carros exóticos por não terem sido oferecidos em outros países, especialmente para os colecionadores de carros VW com motor a ar.

"É a mesma coisa que aconteceu quando colecionadores da Europa e EUA descobriram aqui o SP2", complementa. O SP2, para quem não lembra, foi uma espécie de esportivo baseado no Fusca com motor e tração traseiras. Um primo pobre do Porsche, por assim dizer.

O carro anunciado e que foi arrematado no leilão online no qual estava anunciado saiu por US$ 9.400, o que na cotação atual, sem impostos, dá R$ 56 mil e é próximo ao valor que Parra comentou que ele poderia atingir em um leilão aqui no Brasil no melhor estado de conservação.

O Gol LS está equipado com rádio de época Bosch, teve a pintura refeita na cor original pelo proprietário que importou o carro para a Florida em maio deste ano e, segundo o anúncio, tem mecânica toda original.

O carro tem os para-choques cromados, câmbio manual de quatro marchas, um rack de teto de época e as rodas de aço com o estilo original e calotinhas centrais pretas.

O hodômetro do painel marca 80 mil quilômetros rodados e, segundo o anúncio, desse total 500 km foram adquiridos já em terras estrangeiras na mão do dono que o importou.

O caso do Gol com motor 1.6 a ar é o mesmo do "Zé do Caixão", apelido do sedã baseado no Fusca que não fez sucesso no Brasil, mas está se tornando atrativo para colecionadores de fora do Brasil pela excentricidade do projeto.

VW Gol LS 1983  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

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