Topo

Agora a Nasa vem: Volkswagen Fox com 6 rodas 'trucado' viraliza nas redes

Volkswagen Fox espichado e com 3 eixos viralizou nas redes ao ser anunciado por loja do ABC paulista; dono desistiu da venda - Reprodução
Volkswagen Fox espichado e com 3 eixos viralizou nas redes ao ser anunciado por loja do ABC paulista; dono desistiu da venda Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/12/2021 04h00

Dizem que os brasileiros deveriam ser estudados por cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, tamanha é a nossa criatividade. Isso inclui transformações e adaptações de automóveis, que volta e meia viralizam e acabam se tornando memes nas redes sociais.

Esse é o caso do Volkswagen Fox "trucado" desta reportagem, que traz seis rodas e três eixos. Fotos e vídeos do veiculo já circulam há mais de uma década na internet, mas recentemente o compacto voltou a ganhar destaque, ao ser anunciado por uma loja de veículos do ABC paulista pelo preço de R$ 90 mil.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

UOL Carros entrou em contato com o estabelecimento, na expectativa de saber mais sobre o "Super Fox". De acordo com um funcionário, o carro estava no local até pouco tempo atrás, em consignação, mas seu proprietário desistiu de fazer negócio e levou o veículo para casa. Tentamos contato com o dono, sem sucesso.

As seis rodas trazem emblema da Porsche e modificação teria sido feita quando Fox ainda era 0 km - Reprodução - Reprodução
As seis rodas trazem emblema da Porsche e modificação teria sido feita quando Fox ainda era 0 km
Imagem: Reprodução

Segundo o mesmo funcionário, o VW está legalizado, tem pouco mais de 30 mil km rodados e a respectiva modificação foi realizada quando ainda era zero-quilômetro. Um vídeo de 2018 permite identificar as placas, revelando que se trata de um Fox 1.6 2004 cuja cor é registrada como "fantasia".

Aparentemente, o carro foi envelopado na totalidade preta fosca - encontramos na internet foto de um Fox idêntico com carroceria prata.

Apêndice traseiro aumentou comprimento do porta-malas do Volkswagen Fox 'trucado' com seis rodas - Divulgação - Divulgação
Apêndice traseiro aumentou comprimento do porta-malas do Volkswagen Fox 'trucado' com seis rodas
Imagem: Divulgação

Não sabemos qual foi a motivação para o hatch ser espichado e ganhar um eixo adicional. Talvez tenha sido para ampliar o porta-malas, que originalmente é de apenas 270 litros.

Uma foto comprova que o compartimento de bagagens, de fato, ficou consideravelmente mais longo. Contudo, não é possível dizer se a capacidade foi mesmo ampliada. Dizemos isso porque a área útil do bagageiro ficou muito mais estreita, aparentemente para acomodar o eixo extra.

Bagageiro do VW Fox, de fato, ficou mais comprido, mas largura do compartimento foi bastante reduzida - Reprodução - Reprodução
Bagageiro do VW Fox, de fato, ficou mais comprido, mas largura do compartimento foi bastante reduzida
Imagem: Reprodução

Ao mesmo tempo, o espaço para os passageiros não sofreu alterações. Na parte externa, além do apêndice traseiro, as rodas com logotipo da Porsche chamam a atenção, mas não é possível saber se os componentes são mesmo da marca alemã de automóveis esportivos.

Diferentes perfis do Instagram e do Facebook reproduziram as fotos que você pode conferir aqui. Alguns têm milhares de curtidas e os comentários vão das piadas para a curiosidade.

Documentação do carro estaria legalizada e veículo teria rodado pouco mais de 30 mil km ao longo de 17 anos - Reprodução - Reprodução
Documentação do carro estaria legalizada e veículo teria rodado pouco mais de 30 mil km ao longo de 17 anos
Imagem: Reprodução

"Seria mais fácil comprar uma VW Spacefox", disse um internauta.

"Cada um com suas ideias. O porta-malas ficou grande, porém uma Chevrolet Zafira atenderia muito bem a necessidade de espaço", opinou outro.

"Se eu ganhasse esse carro, venderia", disse uma terceira pessoa.

Apesar da carroceria ter sido alongada, espaço para os passageiros é o mesmo do VW Fox original - Reprodução - Reprodução
Apesar da carroceria ter sido alongada, espaço para os passageiros é o mesmo do VW Fox original
Imagem: Reprodução

"Sucesso no pedágio", falou outra, lembrando que veículos utilitários pagam tarifa maior ou menor de acordo com a quantidade de eixos.

E você, o que achou do Fox "trucado"?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.