Topo

Fusca de Seu Jorge encantou Huck e é xodó de família: 'o guerreiro voltou'

Seu Jorge, em foto tirada há alguns meses, posa com o Fusca 1970 que tem quase a mesma idade do cantor e era dos seus tios  - Fabio Nunes/Divulgação
Seu Jorge, em foto tirada há alguns meses, posa com o Fusca 1970 que tem quase a mesma idade do cantor e era dos seus tios Imagem: Fabio Nunes/Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/11/2021 04h00

O Fusca 1970 de Seu Jorge foi destaque do "Domingão" no fim de semana passado. Logo na abertura da atração, o músico e ator deu uma carona no velho Volkswagen para Alexandre Pires, seu parceiro na turnê "Irmãos", e Luciano Huck.

Huck gostou tanto do carro que, após o passeio nos arredores do estúdio da TV Globo em São Paulo, fez questão de dirigi-lo no encerramento do programa, novamente na companhia da dupla de artistas.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Dono de uma coleção de veículos, Seu Jorge tem apreço especial pelo Fusca com pintura bege: o veículo foi adquirido pelos tios Mário e Marlene em agosto de 1970, apenas dois meses após o coautor de "Burguesinha" nascer.

Huck não resistiu e experimentou o Fusca de Seu Jorge com Alexandre Pires no último 'Domingão' - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Huck não resistiu e experimentou o Fusca de Seu Jorge com Alexandre Pires no último 'Domingão'
Imagem: Reprodução/TV Globo

No Instagram, Seu Jorge conta que assumiu a guarda do clássico a pedido da tia, por conta da idade avançada de seu Mário, e logo providenciou a reforma do veículo - concluída em dezembro de 2019.

"Tenho um casal de tios que são pessoas muito especiais e importantes na minha educação e na educação de meus irmãos", diz na rede social, destacando que o Fusca foi o primeiro carro deles.

Tia pediu para Seu Jorge se tornar o guardião do velho VW Fusca e manter carro na família - Fabio Nunes/Divulgação - Fabio Nunes/Divulgação
Tia pediu para Seu Jorge se tornar o guardião do velho VW Fusca e manter carro na família
Imagem: Fabio Nunes/Divulgação

"Lembro-me das inúmeras vezes em que fomos ao mercado fazer compras do mês e lotávamos esse Fusquinha de sacolas e bolsas com alimentos e produtos básicos. Hoje em dia, meu tio não dirige mais", relembra o músico nascido e criado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Seu Jorge acrescenta que recebeu a missão de conservar o veículo como símbolo "do sonho de um humilde homem negro, que estava determinado a promover o melhor que ele podia para a sua família".

A volta do espírito guerreiro

Seu Jorge tem usado o clássico da VW na divulgação da sua turnê ao lado de Alexandre Pires - Fabio Nunes/Divulgação - Fabio Nunes/Divulgação
Seu Jorge tem usado o clássico da VW na divulgação da sua turnê ao lado de Alexandre Pires
Imagem: Fabio Nunes/Divulgação

Após receber o Fusca que marcou sua infância e juventude, Seu Jorge tratou de devolvê-lo à velha forma com a ajuda de Charles, seu irmão.

A missão coube à Trocar Autos Antigos, empresa de Campinas (SP) especializada em restaurar veículos clássicos - em especial, modelos da Volkswagen.

Bruno Bertoli Almeida, que comanda o negócio ao lado do irmão e dos pais, relata que foram necessários cerca de dois meses para deixar o Fusca do jeito como foi visto no "Domingão".

Fusca 1970 foi comprado com muito esforço por Marlene e Mário, tios de Seu Jorge - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fusca 1970 foi comprado com muito esforço por Marlene e Mário, tios de Seu Jorge
Imagem: Arquivo pessoal

Almeida ressalta que o trabalho não foi uma reforma e sim uma "revitalização", mantendo a pintura e a maior parte dos componentes originais.

"Ele tem um apego muito grande a esse Fusca e disse que usou bastante o carro no início da carreira. A ideia foi manter a originalidade do visual externo e da mecânica", explica.

Basicamente, a intervenção envolveu a limpeza completa da carroceria por dentro e por fora, bem como o polimento da pintura e reparos no motor e na parte elétrica, já bastante castigados pelo passar dos anos.

Por fora, o veículo recebeu frisos cromados - mesmo acabamento aplicado nos retrovisores, substituídos.

Interior do Fusca traz visual clássico, mas não repete padrão original; conforto foi prioridade - Divulgação/Trocar - Divulgação/Trocar
Interior do Fusca traz visual clássico, mas não repete padrão original; conforto foi prioridade
Imagem: Divulgação/Trocar

A cabine, por sua vez, ganhou manta termo acústica para redução nos ruídos e isolamento do calor, bem como troca da tapeçaria e instalação de revestimentos de couro bege e cintos de três pontos.

"Seu Jorge pediu que o interior mantivesse a cara clássica e, ao mesmo tempo, ficasse mais confortável, sem a obrigação de seguir o padrão original. Ele dispensou o apoio de cabeça nos bancos, enquanto o assento do motorista incorporou ajuste de altura. Também instalamos apoio de braço central".

Bruno afirma que essa foi a primeira encomenda do cliente famoso, o qual gostou tanto do trabalho que encomendou o projeto de outro Fusca, com visual e mecânica personalizados. A construção desse carro ainda está em andamento.

Fusca deixa estúdio da Globo com Luciano Huck ao volante e Seu Jorge e Alexandre Pires de carona - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Fusca deixa estúdio da Globo com Luciano Huck ao volante e Seu Jorge e Alexandre Pires de carona
Imagem: Reprodução/TV Globo

O músico confirma no Instagram que ficou satisfeito.

"Quando [o Fusca] ficou pronto, minha emoção não se conteve. Chorei imensamente... Eu havia conseguido trazer de volta o espírito guerreiro desse automóvel que tem história na vida de muita gente por aí afora!"

Seu Jorge acrescenta que seguirá cuidado com todo o carinho do Fusca para que sua sobrinha-neta tenha as primeiras aulas de direção nele, quando completar 18 anos.

"Meu Fusca está totalmente vivão e voando há mais de 50 anos".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.