Topo

Volkswagen cria minivan autônoma focada em conforto e mobilidade em cidades

OnePod da Volkswagen - Divulgação
OnePod da Volkswagen Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

18/10/2021 14h32

A Volkswagen apresentou em seu fórum DRIVE - realizado em Berlim, na Alemanha - o OnePod Concept. O modelo é uma minivan autônoma, elétrica e com interior modelável de acordo com a necessidade dos ocupantes. O nome One - em português "Um" - significa ter "uma solução para todos", com possibilidades múltiplas para o modelo.

Visando um melhor aproveitamento aerodinâmico, o modelo tem rodas revestidas e silhueta de apenas um bloco. Suas luzes de LED se comunicam com outros motoristas e usuários da via por meio de sinais e avisos. Há espaço para bicicletas no compartimento traseiro.

foto - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O interior do veículo pode acomodar até quatro pessoas com bom espaço. Controles de funções do veículo estão nos apoios de braço de cada um dos assentos do carro. Uma grande tela na frente exibe as informações do veículo.

Outra facilidade do OnePod é a detecção da altura da calçada. Ele é capaz de entender o nível do piso e se ajustar para evitar a formação de um degrau, facilitando o uso de carrinhos de bebês e cadeiras de rodas. Além disso, uma câmera montada no teto reconhece os passageiros e abre as portas automaticamente quando eles se aproximam do modelo.

A Volkswagen diz que irá exibir seu OnePod em escala real até 31 de dezembro na exposição "Go.City - The Future of Urban Mobility", em Berlim.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.