Topo

Volkswagen apresenta o ID.5, seu primeiro SUV-cupê totalmente elétrico

Volkswagen ID.5 GTX - Divulgação/Volkswagen
Volkswagen ID.5 GTX Imagem: Divulgação/Volkswagen

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Munique (Alemanha)*

06/09/2021 05h05

A Volkswagen apresentou hoje o ID.5, o seu primeiro SUV-cupê totalmente elétrico. O muito antecipado terceiro modelo da família ID faz a sua estreia oficial no Salão Internacional do Automóvel, o IAA, na Alemanha. UOL Carros está presente na maior feira do setor, que este ano mudou de Frankfurt para Munique.

O ID.5 é uma alternativa de visual mais esportivo ao formato mais convencional do utilitário esportivo ID.4. Ou seja, trata-se da combinação das linhas fortes da carroceria de um SUV com os traços elegantes típicos dos cupês, incluindo o caimento mais acentuado da coluna traseira e um pequeno spoiler integrado.

Carro conceito apenas no nome, o ID.5 revelado em Munique é praticamente uma versão de produção camuflada. Afinal, a pré-produção já começou e o SUV-cupê usa a mesma plataforma modular de elétricos da fabricante (MEB) do ID.4 e do compacto ID.3.

A VW apresenta primeiro o ID.5 GTX, a opção mais apimentada, com tração integral, motor duplo e bateria de 77 kWh. Um propulsor no eixo traseiro e um no dianteiro oferecem uma potência combinada de até 220 kW (ou 299 cv), com promessa de alta performance, maior aderência e tocada esportiva. O sobrenome GTX marca as configurações de alto desempenho dos elétricos da marca, como os tradicionais GTI sempre fizeram nos modelos a combustão.

Segundo testes da fabricante, uma carga completa garante uma autonomia de até 540 km no ID.5 e de até 497 km no ID.5 GTX, em unidades equipadas com a bateria de maior capacidade. O ID.5 também será oferecido com motores apenas traseiros de 109, 125 e 150 kW, e uma bateria de 52 kWh, como já acontece com ID.4 e ID.4 GTX. O ID.5 é, de certa forma, a versão Volkswagen do Audi Q4 Sportback e-tron, que tem combinações semelhantes de motor e bateria.

Brasil

O ID.5 chegará às concessionárias europeias no começo do ano que vem. O Velho Continente, onde o modelo é fabricado, é a prioridade. Ele é a chave para a VW atingir a meta anunciada de que modelos elétricos representem 70% das suas vendas na Europa até 2030.

A Volkswagen não confirma e nem descarta a possibilidade de vender o ID.5 no Brasil. Europa, China e EUA, onde há mais infraestrutura de carregamento e maior volume de vendas, tendem a receber uma variedade de modelos elétricos. Dentro de seu planejamento para a América Latina, que prevê seis modelos entre elétricos e híbridos, dois já são conhecidos.

O Golf GTE híbrido plug-in chegou ao mercado brasileiro ainda em 2019 e recentemente o e-up! foi apresentado no Uruguai. A versão elétrica do compacto up! é o primeiro modelo 100% elétrico da marca na região. Em um Brasil com vendas de SUV sempre em alta, o ID.5 faria sentido como o próximo produto. Resta saber se a conta fecha de forma a fazer sentido também o preço, o que é no mínimo difícil na atual conjuntura do país.

No total, o Grupo Volkswagen vai investir mundialmente 73 bilhões de euros em tecnologias futuras, o que inclui o lançamento de aproximadamente 70 veículos totalmente elétricos e 60 modelos híbridos, também até 2030. O grupo tem ainda a meta ambiciosa de zerar as emissões de carbono em seu portfólio de produtos e em toda a cadeia de operação até 2050.

Forte e elegante: o design do ID.5 GTX

As linhas fluídas conferem a elegância e esportividade enquanto saliências curtas e rodas grandes destacam o caráter forte do ID.5. Na frente alta, os faróis de matriz IQ.Light LED tem controle inteligente e arrematam um visual atraente.

A faixa de luz que se estica em direção ao logotipo da Volkswagen foi combinada com três elementos em forma de colmeia, que ficam iluminados no lado do motorista e do passageiro e complementam a assinatura do farol baixo.

A linha do teto tem um fluxo particularmente elegante. Das colunas dianteiras de plano ligeiramente inclinado logo à frente, ela se estende a sobre a carroceria e vai afunilando até spoiler traseiro integrado. Linhas horizontais na parte traseira acentuam a largura, com a faixa de luz marcante parte da identidade da linha ID.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da Volkswagen