Topo

Great Wall: quais são os novos SUVs e picape que devem chegar ao Brasil

Haval H6 já foi registrado no Brasil e pode ser feito na antiga fábrica da Mercedes-Benz em SP; é maior do que o Jeep Compass - Divulgação
Haval H6 já foi registrado no Brasil e pode ser feito na antiga fábrica da Mercedes-Benz em SP; é maior do que o Jeep Compass Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/07/2021 16h58

A montadora chinesa Great Wall já fechou a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior paulista, e prepara sua estreia no mercado brasileiro para o ano que vem.

É o que afirma reportagem publicada há alguns dias pelo jornal "O Globo", embora nenhuma das empresas envolvidas confirme o negócio até este momento.

A Mercedes diz que "não comenta especulações", enquanto executivo da Great Wall no País ainda não respondeu mensagem enviada por UOL Carros.

Fechada em dezembro de 2020, após apenas quatro anos de funcionamento, a unidade de Iracemápolis encerrou no fim de abril o contrato com os cerca de 380 funcionários diretos e contratou uma empresa terceirizada para manter o maquinário da linha de produção funcionando - informa o Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região.

É um sinal de que a marca alemã estaria preservando os equipamentos para repassá-los a outra montadora.

A fábrica do interior paulista chegou a fabricar os luxuosos GLA e Classe C, da Mercedes, e deverá produzir principalmente SUVs em solo brasileiro, seguindo caminho semelhante ao da sino-brasileira Caoa Chery.

Os candidatos à fabricação em Iracemápolis

Haval H6 seria fabricado aqui com motor 1.5 turbo e câmbio de dupla embreagem com 7 marchas - Divulgação - Divulgação
Haval H6 deve ser fabricado aqui com motor 1.5 turbo e câmbio de dupla embreagem com 7 marchas
Imagem: Divulgação

A Great Wall é uma das maiores montadoras chinesas em volume de vendas e conta com uma marca especializada em utilitários esportivos, que deverá ser a escolhida para nosso mercado - a Haval, que tem pelo menos um modelo já registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), evidenciando os planos de ingressar no Brasil.

Trata-se do Haval H6, SUV de porte médio com 4,65 m de comprimento, porte intermediário entre Jeep Compass e Volkswagen Tiguan Allspace.

Interior do H6 aparenta acabamento caprichado de acordo com foto; na China, traz 6 airbags - Divulgação - Divulgação
Interior do H6 aparenta acabamento caprichado de acordo com foto; na China, traz 6 airbags
Imagem: Divulgação

Traz distância entre-eixos de 2,74 m, cerca de 10 cm a mais na comparação com o Compass, e sob o capô o motor é 1.5 turbo com injeção direta ou 2.0 aspirado, sempre com transmissão de dupla embreagem e sete marchas. A tração pode ser dianteira ou integral.

No mercado chinês, o H6 é comercializado com seis airbags, assistente de manutenção de faixa, sistema semiautônomo de estacionamento e frenagem automática com detecção de pedestres, dentre outros recursos.

Por dentro, o SUV médio da Haval traz acabamento caprichado e pode vir com itens de tecnologia como painel 100% digital, informações projetadas do para-brisa (head-up display), carregamento de celular por indução e central multimídia com Apple CarPlay.

Haval Jolion tem porte semelhante ao do Compass e conta com motor 1.5 turbo dotado de injeção direta - Divulgação - Divulgação
Haval Jolion tem porte semelhante ao do Compass e conta com motor 1.5 turbo dotado de injeção direta
Imagem: Divulgação

Outro utilitário esportivo candidato à fabricação em Iracemápolis é o Jolion, que traz tamanho um pouco mais próximo ao do Compass, totalizando 4,47 m de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos.

Jolion conta com avançados equipamentos de segurança, ao menos na configuração vendida na China - Divulgação - Divulgação
Jolion conta com avançados equipamentos de segurança, ao menos na configuração vendida na China
Imagem: Divulgação

Conta com o mesmo motor 1.5 turbinado e o câmbio de sete marchas utilizados no H6, mantendo espaço generoso no banco de trás. A cabine também exibe visual elegante, mesclando diferentes materiais de acabamento, e conta igualmente com cluster digital.

Cabine do Haval Jolion conta com desenho parecido com o adotado no 'irmão maior' H6 - Divulgação - Divulgação
Cabine do Haval Jolion conta com desenho parecido com o adotado no 'irmão maior' H6
Imagem: Divulgação

Da mesma forma que o "irmão maior", o Jolion tem seis airbags de série e lista de equipamentos inclui estacionamento automático, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sensor de ponto cego.

O terceiro veículo candidato a ser feito e vendido aqui é a picape média Poer, que mede 5,36 m de comprimento e tem capacidade de carga superior a uma tonelada. No mercado chinês, está disponível com a opção de motor 2.0 turbodiesel com potência em torno de 165 cv e torque na casa de 40 kgfm.

Picape Poer tem porte um pouco maior que o da Toyota Hilux e capacidade para levar mais de 1 tonelada - Divulgação - Divulgação
Picape Poer tem porte um pouco maior que o da Toyota Hilux e capacidade para levar mais de 1 tonelada
Imagem: Divulgação

Uma vez confirmada, terá rivais como Toyota Hilux e Chevrolet S10 no Brasil.