Topo

Brasília emparedada: qual o destino do VW achado escondido na "cracolândia"

Siga o UOL Carros no

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/06/2021 04h00Atualizada em 17/06/2021 15h55

Em abril passado, uma Volkswagen Brasília foi encontrada emparedada no subsolo de um sobrado na "cracolândia", área da região central da capital paulista. De acordo com a Prefeitura, a descoberta do veículo aconteceu durante processo de desapropriação do imóvel, localizado na altura do número 120 da Rua Helvétia.

A administração municipal acrescenta que, na ocasião, a antiga proprietária do prédio foi informada sobre a descoberta. A remoção do carro exigiu a derrubada e a posterior recomposição de uma parede, que encobria a garagem, e o auxílio de um pequeno trator para puxar a Brasília até o nível da rua.

UOL Carros publicou essas informações no mês passado, mas ainda faltava responder o motivo de a Brasília ter ficado emparedada, quanto tempo ela permaneceu ali e qual foi o destino dado a ela após sair da "toca". Nossa reportagem conseguiu esclarecer algumas dessas dúvidas ouvindo pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram anonimato.

Brasília trator cracolândia - Reprodução - Reprodução
Trator foi usado para resgatar Brasília emparedada no subsolo de prédio na Rua Helvétia
Imagem: Reprodução

Conversamos com a antiga dona do prédio e também com um colecionador de carros antigos que participa de um dos grupos do Facebook que postaram imagens do "resgate" - e o fizeram viralizar.

Segundo esse colecionador, outro fã de automóveis clássicos comprou a VW Brasília e vai devolvê-la à velha forma.

"É um grande amigo meu. Ele tem alguns carros antigos e adquiriu a Brasília inicialmente com a intenção de desmontá-la. Porém, ele depois decidiu restaurá-la", afirma nossa fonte - segundo a qual o misterioso novo proprietário "prefere não participar da reportagem nem se identificar", mas autoriza a publicação das informações.

O amigo do alegado comprador do Volkswagen emparedado acrescenta que o carro permaneceu no mesmo local durante cerca de 30 anos, mas não traz mais esclarecimentos - como, por exemplo, os motivos que levaram a perua a ficar tanto tempo escondida e se a respectiva documentação já foi legalizada, de forma a permitir que volte a circular em vias públicas.

Brasília trator cracolândia traseira - Reprodução - Reprodução
Segundo fonte que pede anonimato, veículo dos anos 70 ficou enclausurado durante cerca de 3 décadas
Imagem: Reprodução

Os indícios são de que, apesar da grossa camada de sujeira, dos pontos de ferrugem e do interior com revestimentos rasgados e cobertos por teias de aranha, ainda vale a pena recuperá-la.

Vale destacar que a Brasília, quando foi retirada, ainda trazia placa amarela na traseira - o que dificulta rastrear as respectivas informações de registro e o ano de fabricação.

Carro seria de inquilino já falecido

Brasília trator cracolândia dianteira - Reprodução - Reprodução
Velha Brasília não está nas melhores condições de conservação, mas sobreviveu ao passar do tempo
Imagem: Reprodução

Por sua vez, a antiga proprietária do sobrado esclarece que ele era alugado para uma senhora, falecida recentemente, que transformou o imóvel em hotel e sublocou os respectivos cômodos durante muitos anos.

"Fui informada que a Brasília era de um antigo morador, que também já morreu, e seu herdeiro providenciou a remoção assim que foi comunicado. Eu mesma não sabia da existência desse carro, tampouco o motivo de ter ficado guardado atrás de uma parede de tijolos e cimento. Fui pega de surpresa", relata.

Ela diz não conhecer o suposto herdeiro e acredita que o porão onde o automóvel estava preso foi obstruído em algum momento pela própria Prefeitura de São Paulo - a qual foi questionada sobre a causa e a data do emparedamento, porém não respondeu.

Fato é que o Google Street View exibe foto do sobrado captada em dezembro de 2014, mostrando que a "garagem" ainda não estava com a entrada coberta na época.

Revitalização da 'cracolândia'

Brasília trator cracolândia interior - Reprodução - Reprodução
Cabine do veículo estava com bancos puídos e muita sujeira acumulada no dia do respectivo resgate
Imagem: Reprodução

UOL Carros também procurou a Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo, já que um vídeo do resgate que circula nas redes sociais - e ilustra esta reportagem - mostra trabalhadores com uniforme da PPP Habitacional.

Trata-se de uma parceria público-privada do governo paulista para a construção de moradias para cidadãos de baixa renda, que inclui desapropriações e demolição de imóveis na 'cracolândia', como parte dos planos de revitalização da área.

As desapropriações e a consequente retirada de moradores das edificações chegaram a ser suspensas pela Justiça em março deste ano.

De acordo com a gestão do governador João Doria, a PPP foi acionada a pedido da Prefeitura, responsável pelas desapropriações, para ajudar na remoção do automóvel, efetuada no último dia 7 de abril.

Ainda segundo a secretaria, o prédio em questão é tombado e será preservado.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.