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Ford Maverick: veja os prós e contras da nova picape contra rival Fiat Toro

Maverick (dir.) tem porte parrudo e mais rústico do que Toro - Arte/Divulgação
Maverick (dir.) tem porte parrudo e mais rústico do que Toro
Imagem: Arte/Divulgação

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

09/06/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Picape da Ford tem porte superior e motorização mais potente
  • Preços da Maverick devem ser mais altos do que os da Toro
  • Capacidade de carga da Toro é superior, especialmente nas versões a diesel

O reinado da Fiat Toro pode estar com os dias contados. É o que aposta a Ford com o lançamento da Maverick, nova picape de porte intermediário apresentada nesta terça-feira (8) nos Estados Unidos.

E onde entra a Toro nessa história? A Ford pretende trazer a Maverick para o Brasil, onde não concorreria apenas com a Toro. Chevrolet, Volkswagen e Hyundai também devem entrar na briga nos próximos anos, mas ainda não possuem representantes na categoria - e, por isso, não há como fazer uma comparação.

Por isso, UOL Carros aponta como a Maverick deve se sair diante de sua maior rival.

Design e dimensões

Maverick 1 - Divulgação - Divulgação
Maverick é um pouco maior do que a Toro
Imagem: Divulgação

A Maverick tem linhas parrudas que fazem com que a picape pareça maior do que realmente é. São 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e distância entre-eixos de 3,07 m.

A Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento (13 cm a menos), 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos (8 cm a menos).

O capô é alto e longo, como no Bronco - carro com o qual a Maverick compartilha plataforma. O estilo, porém, é mais moderno. Atrás, a picape lembra a irmã mais velha F-150, campeã de vendas nos EUA.

Capacidade de carga

Fiat Toro - Divulgação - Divulgação
Caçamba da Toro tem maior capacidade de carga
Imagem: Divulgação

Aqui a Toro leva vantagem sobre a novata da Ford. São 937 litros de volume e capacidade de 750 kg, enquanto a Maverick carrega 680 kg e 942 litros.

Bom lembrar que esses números se referem à Toro 1.3 turboflex, uma vez que as versões movidas a diesel levam 1 tonelada.

As duas picapes (Toro e Maverick) se destacam por soluções criativas na cabine. Enquanto a Toro traz um prático porta-objetos abaixo do banco do passageiro, a Maverick vem com um pequeno alçapão embaixo dos bancos traseiros.

Motorização

Maverick 2 - Divulgação - Divulgação
Motorização 2.0 turbo é a mesma do Bronco Sport
Imagem: Divulgação

A Maverick será vendida em duas motorizações nos EUA: a 2.5 hibrida de 193 cv e a 2.0 turbo de 253 cv.

A opção mais potente deve ser a escolhida para vir ao Brasil. A transmissão é automática de 8 marchas e pode vir associada à tração integral nas versões mais caras.

Já a Toro está a venda nas motorizações 1.3 turboflex de até 185 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv - sendo a única picape do segmento a vir com uma opção de motor a diesel.

Preços

Toro 2 - Divulgação - Divulgação
Preços da Toro começam abaixo de R$ 120 mil
Imagem: Divulgação

A Ford posicionou a Maverick como picape de entrada nos Estados Unidos. Lá, ela parte de US$ 19.995 (pouco mais de R$ 100 mil), abaixo dos US$ 20.395 (aproximadamente R$ 103 mil) pedidos pelo EcoSport.

A Maverick será fabricada no México, país com o qual o Brasil possui acordo comercial. Assim, a picape poderia até chegar ao país com preços mais competitivos. Não seria exagero estimar uma faixa de preço de R$ 125 mil a R$ 200 mil, dependendo das versões trazidas para cá.

Bom lembrar que hoje a Toro parte de R$ 118 mil na versão de entrada Endurance e pode chegar a quase R$ 194 mil na configuração Ultra.