PUBLICIDADE
Topo

Novo Toyota SW4: veja prós e contras diante de Trailblazer e Pajero Sport

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/11/2020 11h25

Resumo da notícia

  • Renovado, SUV da Toyota encara Pajero Sport e Trailblazer
  • Motorização 2.8 turbodiesel ganhou melhorias e agora entrega 204 cv
  • Carro tem alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência

A Toyota apresentou na noite de ontem (24) o novo SW4. Com visual repaginado e mais itens de segurança, o SUV também vem para o Brasil com melhorias na motorização 2.8 turbodiesel.

São essas as armas do modelo para consolidar sua liderança na categoria, que também conta com nomes de peso, como Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.

Design

SW4 2021 1 - Divulgação - Divulgação
Frente traz estilo repaginado
Imagem: Divulgação

A marca japonesa atualizou o design do SW4. Na frente, os faróis ficaram mais finos e a grade dianteira é mais larga. Atrás, apenas as lentes das lanternas foram modificadas.

Apesar de sutis, as mudanças deixaram o modelo mais atraente e vieram em boa hora. Isso porque os dois concorrentes também foram reestilizados recentemente.

Enquanto o Trailblazer traz o mesmo estilo da picape S10, o Pajero Sport incorporou a nova identidade visual da Mitsubishi na dianteira e ganhou lanternas menores na traseira.

Preço

O SW4 está à venda a partir de R$ 202.390 na versão SR Flex com cinco lugares e chega aos R$ 314.790 na configuração SRX turbodiesel para sete passageiros.

Já o Pajero Sport parte de R$ 299.990 na versão HPE e chega a salgados R$ 333.990 na configuração HPE-S.

O Trailblazer está à venda apenas na versão Premier, que é a mais barata do trio: R$ 280.800.

Motorização

SW4 2 - Divulgação - Divulgação
Alterações na traseira foram ainda mais discretas
Imagem: Divulgação

As melhorias realizadas pela Toyota no SW4 seguem a receita da Hilux. Com alterações como uma nova turbina, o SUV agora entrega 204 cv e 50,9 kgfm.

O Trailblazer traz um 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm, ao passo que o Pajero Sport é movido por um 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm.

Segurança

Pajero Sport - Divulgação - Divulgação
Pajero Sport traz mais itens de segurança
Imagem: Divulgação

Aqui temos um páreo duro. Na versão SRX, o SW4 agora vem com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui itens como alerta de colisão frontal, sistema de frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa de rolagem. O SUV ainda sai de fábrica com 7 airbags, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e de tração.

Todos os equipamentos também estão presentes no Pajero Sport. O modelo da Mitsubishi oferece ainda sensor de pontos cegos, sistema de prevenção de aceleração involuntária e assistente de tráfego cruzado.

Menos completo, o Trailblazer oferece alerta de colisão frontal, sistema de frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolagem e sensor de pontos cegos. O modelo da Chevrolet traz 6 airbags, um a menos do que os rivais. Em compensação, é o único dos SUVs com sistema de detecção de pedestres.

Itens de série

Trailblazer - Trailblazer vem com internet 4G e Wi-Fi - Trailblazer vem com internet 4G e Wi-Fi
Chevrolet Trailblazer 2021
Imagem: Trailblazer vem com internet 4G e Wi-Fi

Comparando apenas as versões topo de gama, o SW4 SRX vem com itens exclusivos na categoria. Os bancos dianteiros possuem refrigeração e o sistema de som é da marca JBL e tem 10 alto-falantes.

O Pajero Sport é o único do trio a vir com teto solar elétrico, alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de prevenção de aceleração involuntária.

Por sua vez, o Trailblazer se destaca dos demais ao trazer internet 4G com Wi-Fi a bordo para até sete dispositivos móveis e o sistema de telemática OnStar.

Errata: o texto foi atualizado
O torque máximo do SW4 é de 50,9 kgfm, e não 45,9 kgfm. Informação já corrigida.