Topo

Volvo repensa filosofia e promete designs mais aerodinâmicos para elétricos

Volvo 40.2 Concept - Divulgação
Volvo 40.2 Concept Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

24/07/2020 16h01

A montadora sueca Volvo declarou por meio de seu chefe de design, Robin Page, que pensa em fazer sua ofensiva elétrica no segmento de SUVs de uma forma que privilegie a autonomia dos modelos, fazendo o veículo ter o mínimo de arrasto aerodinâmico possível.

Em entrevista ao site AutoExpress, ele falou que a marca atualmente reavalia sua filosofia.

"Mudar para a eletrificação nos dá a oportunidade de repensar o que são os carros", disse.

"Estamos mais abertos a não apenas repetir o que fizemos antes, mas também a olhar para as oportunidades em carros maiores e menores. Como equipe de design, estamos sempre explorando as coisas além do óbvio e, é claro, com veículos elétricos temos oportunidades e desafios em termos de aerodinâmica e equilíbrio com as necessidades das pessoas em termos de espaço".

Ainda de acordo com Page, motorização elétrica e SUVs "se contradizem", daí a necessidade de uma melhor aerodinâmica.

"A parte complicada do futuro é o mundo dos SUVs, porque o SUV tradicional é alto. À medida que entramos nos elétricos, o valor do alcance e da aerodinâmica se tornam importantes, claro."

"Como é o mundo quando você tem pessoas querendo essa posição alta e toda a usabilidade de um SUV, equilibrado com o fato de que também querem alcance? Precisamos de uma aerodinâmica limpa."

O primeiro Volvo elétrico a ser lançado será o XC90 de terceira geração, previsto para 2021. A montadora sueca promete se concentrar em elétricos com designs mais simplificados.