Topo

Marcas vão além do patrocínio e ajudam escolas a conduzir folia no Carnaval

Mercedes-Benz e Rosas de Ouro possuem parceria em SP há nove anos - Divulgação
Mercedes-Benz e Rosas de Ouro possuem parceria em SP há nove anos
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Jeep é patrocinadora do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo
  • Marca também realiza ações com comunidades em torno de fábrica em Goiana (PE)
  • Mercedes-Benz fornece caminhões para apoio logístico à Rosas de Ouro
  • Samba-enredo da escola paulistana vai falar de tecnologia 4.0 em 2020

O Carnaval é uma das maiores festas populares do planeta e as montadoras aproveitam para pegar carona na folia. Neste ano, Jeep e Mercedes-Benz estampam seus nomes em trios elétricos e blocos pelo país.

Prestes a completar cinco anos em Pernambuco, a Jeep apóia o Galo da Madrugada pelo segundo ano consecutivo. Fundado em 1978, o bloco carnavalesco é considerado o maior do mundo e abre oficialmente as festividades do Carnaval de Recife.

Além do patrocínio, a marca também realiza ações com a comunidade nos entornos da fábrica de Goiana (PE), incluindo oficinas de confecção de estandartes para agremiações e oficinas de gaita para tribos de índios e caboclinhos. A Jeep também apóia o resgate do Pretinhas do Congo de Carne de Vaca, grupo fundado em Goiana há quase 90 anos para exaltar a comunidade negra na cidade.

"Conhecemos bem a importância e o valor que o Carnaval tem para os pernambucanos. Continuar apoiando as iniciativas populares pernambucanas tem um significado muito importante de respeito e valorização da cultura do local que nos recebeu muito bem", diz Fernão Silveira, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina.

Parceria duradoura

A Mercedes-Benz está presente no Carnaval de São Paulo há nove anos.

Desde 2011 a montadora é parceira da Rosas de Ouro, que chegou até a homenagear os caminhoneiros no samba-enredo de 2018. Neste ano, a fabricante de caminhões e ônibus é uma das principais apoiadoras da escola de samba, que neste ano falou sobre a relação do homem e da máquina no passado, presente e futuro.

"A ideia surgiu logo após o Carnaval do ano passado, quando sugerimos à Rosas de Ouro que falassem sobre a tecnologia de indústria 4.0 de uma forma que as pessoas pudessem conhecê-la melhor", revela Maurício Mazza, diretor de Tecnologia da Informação da Mercedes-Benz do Brasil.

Para viabilizar o desfile, a escola conta com a ajuda de mais de 30 parceiros, incluindo faculdades (como USP, Centro Universitário FEI e Instituto Mauá de Tecnologia) e empresas de tecnologia em hardware e software (como Siemens, Schneider e Nokia).

Nesta edição, a Mercedes-Benz entra com o apoio logístico ao fornecer caminhões e plataformas para o transporte de materiais para a confecção das fantasias e dos carros alegóricos, além dos componentes necessários para o trabalho da escola.

De acordo com Mazza, mais do que um simples patrocínio, a parceria com a Rosas de Ouro permite a aproximação com possíveis parceiros comerciais da Mercedes.

"Tivemos a oportunidade de participar de congressos e eventos realizados por empresas que apoiam a Rosas de Ouro. No fim das contas não se trata apenas de propaganda ou de ganho de imagem de marca. O Carnaval se torna uma oportunidade de realizar negócios e networking", concluiu.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.