Topo

Apple adiciona nova função de chave digital para iPhone e Watch

Carro é desbloqueado por tecnologia de aproximação - Divulgação
Carro é desbloqueado por tecnologia de aproximação Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

07/02/2020 10h07

A Apple lançou uma versão beta do iOS 13.4 para desenvolvedores com uma nova função CarKey tanto para o iPhone para o Watch. Esta função permitirá que os usuários tranquem, destranquem e liguem seus veículos por meio da tecnologia de aproximação.

Segundo a Apple, os usuários apenas terão que segurar seus dispositivos na frente do leitor para desbloquear as funções. Os proprietários também poderão optar por dar o acesso de seus carros a familiares e amigos por meio da tecnologia, podendo permitir que terceiros tranquem e destranquem os veículos.

O lançamento do iOS 13.4 para o público ainda não está marcado, mas o CarKey é fruto de uma parceria entre a Apple e o grupo Car Connectivity Consortium, que lançou a Digital Key 1.0 em 2018. Agora, a especificação 2.0 está sendo desenvolvida com uma nova "arquitetura em escala para suportar a adoção em massa".

A nova tecnologia incorpora um chip de segurança separado. Além de melhorar a segurança, ele permite que a chave digital seja usada mesmo quando um smartphone estiver sem bateria.

O foco do grupo é que na versão 3.0 a tecnologia desbloqueie as portas sem a necessidade de segurar o smartphone ao lado da maçaneta, apenas com ele dentro do bolso ou dentro de uma bolsa.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.