Topo

Honda exibirá 4 tecnologias para carros autônomos em feira nos EUA

Conceito de direção aumentada Honda - Reprodução
Conceito de direção aumentada Honda Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

19/12/2019 15h54

Programa de inovação da Honda, o Xcelerator irá mostrar ao público quatro dispositivos autônomos durante a feira de eletrônicos CES do próximo mês de janeiro a ocorrer em Los Angeles, nos Estados Unidos. O primeiro será um conceito de direção aumentada, que promete conduzir a transição para os carros 100% autônomos.

A inovação consiste em dar ao motorista a opção de pressionar um botão para fazer o carro retornar à direção manual, com oito modos de condução entre a direção autônoma e a semiautônoma para auxiliar na guiada. Ainda segundo a Honda, sensores dentro do carro "leem continuamente a intenção do usuário de alternar suavemente entre esses modos, criando uma experiência de condução instintiva".

Ainda há um volante exclusivo que permitirá controlar o carro de maneiras diferentes. O carro pode ser ligado batendo duas vezes no volante, com o motorista podendo puxar o volante para frear o carro e pressiona-lo para acelerar.

A Honda também levará a scooter elétrica ESMO e um pacote de energia móvel capaz de recarregar baterias portáteis com capacidade de pelo menos 1 kWh. A grande novidade é o pacote, que pode abrigar várias baterias.

A fabricante também irá mostrar dois sistemas de segurança inteligentes que usam a tecnologia de comunicação V2X. O primeiro é o sistema Safe Swarm, que permite que os veículos compartilhem sua localização e velocidade entre si para determinar o curso de ação mais seguro para evitar colisões e reduzir o congestionamento em ruas e estradas.

O segundo é a Smart Intersection, que usa câmeras com software de reconhecimento de objetos para permitir que os carros "vejam" os perigos da rua que podem estar escondidos por construções e paredes.

Segundo a Honda, a tecnologia pode salvar milhares de vidas, já que 20% das 35 mil mortes relacionadas com trânsito nos Estados Unidos são em colisões de cruzamentos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.