Topo

Lei seca: 414 usuários de patinete são detidos por embriaguez na Alemanha

Patinete elétrico é considerado veículo motorizado na Alemanha, sujeito às mesmas regras para automóveis - RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Patinete elétrico é considerado veículo motorizado na Alemanha, sujeito às mesmas regras para automóveis Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL

Em São Paulo (SP)

09/10/2019 11h07

A primeira semana da Oktoberfest foi agitada em Munique, na Alemanha. Segundo a emissora "CNN", 414 pessoas foram detidas por dirigirem embriagadas. Mas elas não estavam guiando automóveis e sim patinetes elétricos.

Do total, 254 perderam a permissão para dirigir. Isso ocorre porque no país europeu patinetes elétricos são classificados como veículos motorizados, o que significa que conduzir sob o efeito de álcool também gera punição.

Segundo as leis locais, o limite de álcool no sangue para um motorista é de 0,5 mg/l, e com 1,1 mg/l a pessoa perde a habilitação. As regras para veículos motorizados passaram a valer também para patinetes elétricos em junho, por isso muitos foram pegos desprevenidos.

Pessoas com limite de álcool acima do permitido podem perder a habilitação de seis meses até cinco anos. Porém, com apenas 0,5 mg/l de álcool no sangue é possível ser proibido de dirigir por até três meses e pagar multa de 1,5 mil euros (aproximadamente R$ 6,7 mil na conversão direta).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.