Topo

Calibrar nunca mais? Empresa revela pneu que enche sozinho e em movimento

Pneu Continental C.A.R.E. - Divulgação
Pneu Continental C.A.R.E. Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

08/10/2019 12h01

A fabricante de pneus Continental desenvolveu um novo pneu conceito capaz de encher sozinho enquanto o motorista dirige. Chamado de C.A.R.E. - sigla em inglês para conectado, autônomo, confiável e eletrificado - o pneu tem bombas centrífugas embutidas na roda.

Assim, na medida que o veículo acelera, as forças centrífugas atuam como bombas para gerar ar comprimido. O excesso de ar comprimido gerado é armazenado em um tanque integrado, que pode enviar ar aos pneus se necessário.

Sem divulgar quando esta tecnologia pode ser produzida para o mercado, a Continental apenas disse que a novidade poderia fornecer um aumento de desempenho e otimização de custos para frotas de táxis-robôs. A tecnologia também poderia ajudar carros autônomos privados.

O pneu ainda tem sensores capazes de captar e gerar dados sobre profundidade do piso, danos e temperatura e pressão dos pneus. Estas informações são coletadas e transmitidas ao programa ContiConnect Live, onde podem ser gerenciadas remotamente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.