Topo

Testes e lançamentos


Mercedes-Benz aposta alto na tecnologia em nova geração da família Sprinter

Lançamento da Mercedes-Benz Sprinter - Paulo Amaral/UOL
Lançamento da Mercedes-Benz Sprinter Imagem: Paulo Amaral/UOL

Paulo Amaral

Colaboração para o UOL, em Curitiba (PR)*

27/09/2019 10h09

Uma apresentação recheada de efeitos especiais, sons, luzes e performances de músicos com violinos marcou o lançamento da nova geração da família Sprinter, da Mercedes-Benz, no Expotrade Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).

O "show" preparado pela diretoria da montadora alemã casou perfeitamente com a aposta da marca para continuar dominando a gama de mercado no Brasil: a tecnologia de última geração voltada para segurança, interatividade, performance e conforto.

"A sensação que vocês terão ao fazer o test-drive é a mesma de estar em um verdadeiro automóvel", prometeu Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vanz da Mercedes-Benz do Brasil, adiantando o que os jornalistas deverão experimentar na segunda parte do evento, marcada para a sexta-feira (27), no mesmo local.

Os principais atrativos da nova geração da Sprinter, que chega em três modelos distintos - Chassi com Cabine, Furgão e Van de passageiros - fazem parte do pacote High Tech, com alguns itens desenvolvidos exclusivamente para o Brasil.

Além do sistema ativo de frenagem (ABA - Active Break Assist), que reconhece objetos estáticos e móveis, como pedestres e ciclistas, a nova família Sprint conta com volante multifuncional, câmera de ré, assistente de fadiga, inédito multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de celular, keyless start (partida sem chave) e direção elétrica, exclusividade no segmento, destinada a dar maior conforto ao dirigir.

Terceira geração quer manter a liderança em vendas

Paulo Amaral/UOL
Imagem: Paulo Amaral/UOL

O utilitário chegou ao mercado brasileiro em 1994 e permaneceu com sua primeira geração sendo fabricada até 2007, um ano após o lançamento da segunda versão do produto, que já vendeu, segundo a montadora, 140 mil unidades no país.

"Esses novos recursos de segurança ativa e de interatividade, inéditos e exclusivos para o país, posicionam a linha Sprinter em um novo patamar tecnológico. A nova Sprint é um veículo lindo, interativo, inteligente e à frente do seu tempo", gabou-se Ferrarez.

"Iniciamos um novo ciclo da Sprint no Brasil e vamos procurar seguir ao máximo o slogan dessa geração: 'Nova Sprint, 100% pra você'", completou o diretor.

Mudanças no visual e na motorização

A nova Sprinter também recebeu modificações na parte estrutural e na motorização. Do lado de fora, segundo o diretor de marketing, a ideia foi buscar "soluções inteligentes para o trânsito urbano".

A principal delas diz respeito aso faróis dianteiros, que estão mais elevados para evitar que se quebrem com "as famosas encostadinhas" que costumam acontecer a todo momento no trânsito.

"O farol fica mais protegido e reduz os custos de manutenção para o proprietário", comentou Ferrarez.

O para-choque também está com um visual mais robusto pois, na visão do diretor de marketing, evidencia que a nova família Sprinter continua sendo "um veículo forte".

A motorização também ganhou um "up" em sua terceira versão. A antiga 313, que tinha 129 cv, agora é chamada de 314 e passa a ter 146 cv. Ainda pode ser dirigida por motoristas com categoria B e pode carregar até 3,5 toneladas, sem restrição de rodagem.

As antigas 415 e 515 mudaram as nomenclaturas para 416 e 526, respectivamente, e ganharam 17 cavalos extras - de 146 para 163. A caixa de transmissão, que era a ZF 450, agora é a ZF 480.

Os preços da nova família Sprint só serão divulgados no dia 13 de outubro, durante a realização da Fenatran, mas a tendência é que estejam entre 10 e 15% superiores aos praticados atualmente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*O repórter viajou a convite da Mercedes-Benz

Testes e lançamentos