Topo

Testes e lançamentos


Imagens vazadas antecipam detalhes do Peugeot 208 antes de Genebra

Do UOL, da Redação

22/02/2019 12h43

A apresentação oficial do novo Peugeot 208 está prevista para o dia 5 de março no Salão de Genebra (Suíça), mas, como de costume, imagens do carro já circulam na internet. Em janeiro, uma foto em baixa resolução do hatch compacto, aparentemente tirada durante a gravação de um comercial, já tinha vazado na rede. Agora, novas fotos, com qualidade muito melhor, permitem conferir vários detalhes da novidade, inclusive do seu interior, que pela primeira vez terá painel de instrumentos 100% digital.

A expectativa é que a nova geração do 208 chegue ao Brasil em 2020 -- a atual, comercializada aqui desde 2013, é produzida na fábrica da marca francesa em Porto Real, no Rio de Janeiro.

O próximo 208 será construído sobre uma modificação da plataforma CMP, do Grupo PSA, que prevê versões 100% elétricas. Como uma das imagens indica, ao menos no mercado europeu o compacto terá uma versão sem motor a combustão, possivelmente com o mesmo trem de força utilizado no DS3 Crossback E-Tense -- equipado com propulsor elétrico de 136 cv e com autonomia estimada em cerca de 300 km no ciclo WLTP, que deve se tornar o padrão entre montadoras.

Visualmente, o 208 traz linhas mais limpas e retas, com direito a três faixas de LEDs nos faróis, detalhe batizado como "dentes de sabre" pela Peugeot, e grade frontal maior e mais agressiva -- a inspiração vem diretamente de modelos maiores e mais caros da gama da marca francesa, como o sedã 508 e os SUVs 3008 e 5008. Estes últimos são comercializados no Brasil.

Por dentro, a cabine está mais sofisticada, trazendo console central elevado, lembrando o cockpit de um avião, comandos em botões de metal e, aparentemente, acabamento mais caprichado. Agora digital, ao menos nas configurações mais caras, o painel de instrumentos mantém a posição alta e a central multimídia segue com tela no estilo "flutuante".

No geral, o desenho do 208 ficou muito mais esportivo e não é difícil identificar semelhanças com o compacto premium A1, da Audi -- cuja nova geração foi revelada em 2018 no Salão de Paris, na França.

No Brasil, o 208 foi apenas o 48º carro mais vendido do país no ano passado, quando teve 7.092 unidades emplacadas, contra 210.458 do líder Chevrolet Onix. Em janeiro deste ano, o hatch da Peugeot somou 411 licenciamentos, ante 18.842 do Onix. Os números são da Fenabrave, a federação das concessionárias.

Mais Testes e lançamentos