Topo

Novo Peugeot 208 aparece sem disfarces na internet; Brasil recebe em 2020

Design do compacto é inspirado em modelos como o 508 - Reprodução/Car Blog Italia
Design do compacto é inspirado em modelos como o 508
Imagem: Reprodução/Car Blog Italia

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Bruxelas (Bélgica)

16/01/2019 11h14Atualizada em 16/01/2019 11h43

Compacto será revelado mundialmente apenas em março, mas foi flagrado durante evento realizado pela empresa

A nova geração do Peugeot 208 será apresentada apenas em março, no Salão de Genebra. No entanto, uma imagem frontal do modelo, em o que parece ser um evento interno da marca ou gravação de comerciais, vazaram nesta quarta-feira (16).

Para o Brasil, a expectativa é de chegada deste novo 208 apenas em 2020, nas versões hatch e sedã. O modelo usa a evolução da plataforma CMP do grupo PSA Peugeot Citroën.

Na foto foi obtida pelo "Car Blog Itália", mesmo com a resolução ruim, é possível perceber a inspiração no sedã 508. Faróis full LED de três seções e uma linha de LEDs prolongada nas extremidades, que invade o para-choque, ligando os conjunto óticos à parte mais baixa do veículo.

No entanto, a grade é maior, abarcando a entrada de ar inferior, e o formato da carroceria guarda similaridades com o 308, fazendo o estilo hatch compacto "bombadinho".

Após atualização do 208, o utilitário esportivo compacto 2008 seguirá o mesmo caminho de renovação na sequencia.

Em baixa

Em 2018, a Peugeot foi a 11ª marca no país em vendas totais (automóveis mais veículos comerciais leves), com 23.674 unidades emplacadas (menos de 1% de participação), segundo a Fenebrave. 

Seu carro-chefe, o 208 atual, está em baixa: foram vendidas pouco mais de 7 mil unidades no ano, enquanto rivais como o Volkswagen Polo emplacaram quase 70 mil. Até mesmo o Toyota Yaris, que não teve um ano cheio de mercado, emplacou 18.500 unidades, mais que o dobro.

Enquanto isso, o 2008 aproveitou pouco da onda SUV, com 9.700 unidades, enquanto Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e Jeep Renegade tiveram todos mais de 45 mil emplacamentos. Mesmo o Citroën C4 Cactus, espécie de primo do 2008 e que chegou às lojas no último trimestre, fechou o ano com mais emplacamentos mensais: mais de 1.100 unidades contra menos de 900.