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Cultura do carro


Audi muda estratégia para tentar ser marca premium mais desejada do Brasil

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/02/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Marca atualmente está atrás de Mercedes-Benz e BMW
  • Empresa aposta em "ações inovadoras" para buscar liderança do segmento de luxo
  • Audi se baseia em pilares como sustentabilidade e esportividade para crescer

A Audi está disposta a recuperar o tempo perdido no Brasil. Famosa pelas ações ousadas até alguns anos atrás, a empresa viveu uma fase de estagnação no mercado nacional.

Sem tantos lançamentos expressivos nem grandes ações para o consumidor, a marca foi ultrapassada pela concorrência, principalmente pela atual líder Mercedes-Benz. Chegou, enfim, a hora de reagir?

"A Audi passa por um dos momentos mais importantes da sua história no Brasil, comemorando 25 anos desde sua chegada. Este ano marca também a maior revolução tecnológica na linha de produtos com mais de dez lançamentos. Nosso desejo é marcar 2019 com ações inovadoras e que resgatem o vanguardismo para tornar a Audi a marca premium mais desejada do mercado brasileiro", afirmou Claudio Rawicz, diretor de Comunicação da Audi do Brasil.

Para atingir a meta, a empresa estreia uma nova campanha de marketing com veiculação prevista para todo o primeiro semestre deste ano. Serão várias peças publicitárias marcando o reposicionamento da marca, agora voltado para uma "conexão mais humana e emocional", nas palavras da própria Audi.

É por isso que os filmes publicitários mostram situações típicas da vida das pessoas, com foco nas famílias com crianças de colo, só que a bordo de carros da marca das quatro argolas. Fica aí a deixa também para exibir algumas características e tecnologias dos veículos.

"A inspiração da campanha vem da esportividade, da dirigibilidade e, claro, de toda a tecnologia embarcada nos carros da Audi, mas de um jeito mais humano, a fim de construir uma relação emocional das pessoas com a marca", declarou Márcio Avolio, gerente de marketing da Audi do Brasil.

Meta: aproximação do cliente

Rawicz afirma que a Audi adotou um novo posicionamento global baseado em quatro pilares principais. 

+ Brand Entry: atrair novos consumidores, seja de outras marcas ou não

+ New premium: foco na comunicação dos carros mais caros da gama, como Q7, A8 e Q8

+ e-tron e sustentabilidade: estratégia de comunicação para fazer a Audi virar referência em carros elétricos

+ Audi Sport: esportividade dos carros das linhas S e RS, com foco em experiências para fortalecer a imagem da marca

Este último pilar, inclusive, será a base para a campanha de lançamento da RS4 Avant. A perua foi uma das atrações da marca no último Salão do Automóvel de São Paulo e chegará às revendas ainda no primeiro semestre.

"A Audi sempre foi uma marca ousada, ao contrário da concorrência. É por isso também que precisamos estar mais próximos do consumidor", concluiu.

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