PUBLICIDADE
Topo

Citroën C4 Cactus faz últimos testes antes de lançamento no 2º semestre

Citroën C4 Cactus 2019 está quase pronto para ganhar as ruas brasileiros. Perto do Fiat Uno que roda à frente temos uma boa noção de suas dimensões - Filipe Cazoni/UOL
Citroën C4 Cactus 2019 está quase pronto para ganhar as ruas brasileiros. Perto do Fiat Uno que roda à frente temos uma boa noção de suas dimensões
Imagem: Filipe Cazoni/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/01/2018 11h52

Com produção local, crossover estreará nova base global do grupo PSA e enfim colocará marca no mercado de SUVs

Está chegando a hora de o Citroën C4 Cactus ser colocado à venda no Brasil. UOL Carros apurou junto a fontes ligadas à marca que o crossover -- que deve ser anunciado pela fabricante como um "SUV" -- chegará ao mercado no segundo semestre deste ano, com produção local em Porto Real (RJ).

Mês de lançamento ainda não está definido -- ou, se está, a informação vem sendo mantida a sete chaves --, mas nossa reportagem aposta que será antes do Salão de São Paulo, marcado para novembro. Tanto que alguns protótipos vêm rodando freneticamente em rodovias dos Estados de Rio de Janeiro e São Paulo, sinalizando a aceleração dos testes de durabilidade.

Veja também

+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

Nesta reportagem há flagras de dois exemplares (identificados pelas placas com numeração diferente). A primeira imagem é do leitor Filipe Cazoni, feita na entrada de Resende (RJ). A segunda é de Pedro Maluf Stein, registrada na rodovia Campinas-Monte Mor. Ambos os protótipos possuem camuflagem de nível intermediário (zebrada).

Conforme antecipado pelo colunista Fernando Calmon em novembro passado, o modelo será a grande aposta do grupo PSA para o país nos próximos anos, por dois motivos.

Primeiro, por enfim colocar a Citroën no mercado de SUVs compactos, o que mais cresce no país. A marca até se esforça para vender o Aircross como seu representante no segmento, mas o modelo não apenas não vende mais como outrora como, na prática, é um monovolume.

Segundo, e mais importante: trará consigo a plataforma modular EMP (com as derivações 2 e 1, dotadas de entre-eixos e bitolas diferentes, tal qual ocorre com as matrizes MQB e MQB  A0 da Volkswagen), já usada por carros da Peugeot-Citroën na Europa e que permitirá à companhia renovar toda a gama de modelos de porte médio e compacto na América do Sul.

Citroën C4 Cactus - Divulgação/Arte UOL - Divulgação/Arte UOL
Será assim (ou muito próximo a isso, com pequenas adaptações) que o C4 Cactus chegará ao Brasil
Imagem: Divulgação/Arte UOL

Como ele será

Também conforme apontado por UOL Carros em novembro, o C4 Catus nacional será lançado já com a reestilização de meia-vida da atual geração apresentada na França no fim do ano passado. Tudo porque o design original, apresentado ao público brasileiro no Salão de São Paulo de 2014, não agradou muito.

Demasiadamente controverso mesmo para os padrões europeus, o crossover deixou de lado o "desconstrutivismo" excessivo e possui agora cara mais convencional, com linhas bem delineadas na dianteira e sem as polêmicas bolhas de ar nas laterais da carroceria.

Na parte mecânica o modelo certamente receberá nas versões de topo o motor 1.6 turboflex de 165/173 cv (gasolina/etanol) que já equipa boa parte do portfólio, mas com uma novidade: será o primeiro carro produzido pela PSA no Brasil a casar esse motor com o câmbio automático de seis marchas da Aisin, configuração que deve pintar pouco depois no Peugeot 2008.

Também vem sendo ventilada a formação de versões utilizando o propulsor 1.6 FlexStart aspirado, de 115/118 cv, com gerenciamento por transmissão manual de cinco ou automática de seis velocidades (também da Aisin).

Procurada, a assessoria da Citroën não confirmou o lançamento e declarou ser "normal praticar testes contínuos de rodagem e desenvolvimento de novas plataformas". Confirmou, porém, que mantém firme o planejamento de fazer "um grande lançamento no Brasil por ano até 2021".

Flagra Citroën C4 Cactus 2019 - Pedro Maluf Stein/UOL - Pedro Maluf Stein/UOL
C4 Cactus não é tão espaçoso: tem 2,59 metros de entre-eixos e 1,73 m de largura. Por outro lado, pesa pouco mais de 1.000 kg e promete ser um veículo bastante ágil
Imagem: Pedro Maluf Stein/UOL

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.