JAC renasce: SUVs T5 e T40 serão feitos em Goiás, em 2019; veja detalhes

Grupo que representa marca no país fechará acordo na próxima semana: serão 35 mil unidades feitas em Itumbiara
A saga da fábrica brasileira da JAC continua. Quase seis anos após enterrar um J3 num terreno de Camaçari (BA) e ser obrigada a desfazer tudo porque não conseguiu cumprir com o cronograma de investimentos, e depois de alugar outro galpão na mesma cidade, a marca desistiu de vez do Nordeste e tentará se instalar no Centro-Oeste brasileiro.
Pelo novo plano, o grupo SHC, representante oficial da marca no país, aproveitará a estrutura que já foi da Suzuki, em Itumbiara (GO). Lá se montava o Jimny, mas o espaço estava desativado desde 2013, quando o jipinho da marca japonesa passou a ser feito em Catalão, também em Goiás, junto com modelos da Mitsubishi.
Veja mais
+ Lifan vai comprar marca norte-americana
+ Marca promete trocar toda a gama por SUVs e até picape
+ "Esse carro é meu bebê". A curiosa história do nascimento do T40
+ T40 custou R$ 60 milhões para nascer, mas vale R$ 60 mil?
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
História no ar
A notícia de que a JAC vai se apropriar desse terreno deveria ser mantida como sigilo, mas... O prefeito de Itumbiara não se segurou e "deu com a língua nos dentes" em entrevistas dadas a veículos locais de comunicação nesta semana.
Oficialmente o grupo SHC não confirma a informação e evita se manifestar, mas UOL Carros apurou que Habib se reunirá na próxima segunda-feira (18) com o governador de Goiás, Marconi Perillo, para fechar o acordo. Na primeira fase de operação serão fabricados o crossover T40 e o SUV compacto T5.
Habib vai investir entre R$ 120 milhões e R$ 130 milhões para comprar o maquinário (que virá da China) e adaptar a linha, que deve ser ativada não antes de 2019
Mais planos
Antes disso, em abril do ano que vem, a JAC deve lançar uma novidade importante: a já anunciada configuração do T40 com câmbio CVT, que também será responsável por estrear o novo motor 1.6 flex com duplo comando de válvulas. Portanto, serão configurações 1.6 CVT de T40 e T5 as que serão montadas localmente (no caso do T5, com direito a facelift).
Ainda como importados, deverão ganhar as ruas em 2018 o "mini-SUV" T20 (derivado do J2), o SUV grande T70 e até uma picape média. Confira aqui os planos da marca em detalhes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.