Hyundai escala picape para salvar vendas nos EUA; Brasil aguarda a sua

Agora é oficial: a Hyundai vai mesmo lançar a picape Santa Cruz, mostrada como conceito ainda em 2015. De acordo com agências de notícia norte-americanas, a decisão foi divulgada pelo vice-presidente de planejamento corporativo e de produtos da marca nos EUA, Michael J. O'Brien, mas sem especificar datas, nem especificações.
Além da fabricação da picape Santa Cruz, a Hyundai vai reforçar sua linha de SUVs, tudo parte do plano para recuperar as vendas naquele mercado. No primeiro semestre, a marca viu suas entregas caírem 11%, enquanto seu best seller, o Sonata, perdeu 30% -- os emplacamentos de SUVs da marca, porém, subiram 11%.
No balanço geral, o ano das fabricantes norte-americanas não está bom: as vendas de carros e picapes caíram 3% desde janeiro.
Segundo fontes ligadas à Hyundai, citadas em reportagens de "Reuters", "Autonews" e "Autoblog", a marca sul-coreana vai reforçar a divisão de crossovers e SUVs com a chegada de quatro modelos até 2020.
O primeiro é o SUV compacto Kona, que tem porte do nosso Creta, até o começo de 2018; depois, a remodelação do Santa Fe de cinco lugares e a chegada de um novo modelo para substituir o Santa Fe de sete lugares (que eram de fato carros diferentes até a geração anterior); por fim, haverá a estreia de um novo Tucson em 2020.
Entre esses SUVs, haverá o lançamento da picape Santa Cruz, que já tem até rival direita nos EUA: a nova geração da Honda Ridgeline tem tido bom nível de entregas. Além disso, a Santa Cruz também interessa a mercados como o da China e, claro, do Brasil.
No Brasil, caçamba será outra
Por aqui, porém, há um plano paralelo de uma picape baseada no Creta, diferente da norte-americana Santa Cruz. Há o entendimento de que a divisão brasileira também aguarda o aval global da marca para tirar o projeto da "Creta STC" do banho-maria.
Com a Santa Cruz liberada, as portas para a futura rival de Fiat Toro e Renault Duster Oroch parecem enfim abertas.
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