VW anuncia equipamentos e motor 1.0 turbo de 128 cv para Polo brasileiro
Hatch oferecerá diversos itens de segurança e conectividade, mas vai cobrar um preço por isso... Veja quais serão
A Volkswagen decidiu dividir a apresentação do novo Polo brasileiro e de seu sedã derivado, o Virtus, em doses "homeopáticas".
Conforme antecipado por UOL Carros, o Polo será lançado em nosso mercado no último trimestre deste ano, enquanto o Virtus ficará para os primeiros meses de 2018. Ambos serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP).
Nesta quinta-feira (27), a marca realizou uma palestra para apresentar a plataforma do Polo 6, denominada MQB A0, e confirmou alguns dos equipamentos que estarão presentes no modelo. Um exemplo é o motor 1.0 3-cilindros TSI (turboflex) de injeção direta já usado por up! e Golf nacionais, mas que no Polo receberá calibração exclusiva: 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com etanol.
Tal especificação abre espaço para que o hatch ofereça também a configuração 1.6 MSI de 120 cv do Fox. Além desses propulsores, as versões de entrada devem contar com o 1.0 tricilíndrico naturalmente aspirado do up!, também bicombustível, de 82 cv.
Câmbios serão manual ou... Automático convencional Tiptronic, de seis marchas. Tal confirmação veio como um alívio, já que a caixa automatizada monoembreagem I-Motion está aí dando sopa e poderia ser aproveitada, embora totalmente descabida em relação à proposta "premium" do projeto.
Assim será o recheio
A fabricante confirmou ainda que o hatch terá direção elétrica progressiva e controle de tração como equipamentos de série em toda a gama.
Versões mais caras acrescentarão freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, sensores de luminosidade e chuva, auxílio à frenagem de emergência, controle de giro das rodas internas em curvas a partir de 70 km/h e frenagem automática pós-colisão, indicador de pressão baixa dos pneus, detector de fadiga, frenagem automática pós-colisão entre outros equipamentos.
Rodas serão de 15 ou 16 polegadas de série, a depender da versão, com jogo de 17 polegadas como opcional e sempre calçadas por pneus de baixa resistência à rolagem. Suspensões usarão arquitetura McPherson na dianteira e barra de torção na traseira, sendo 2 cm mais alta que a do Polo europeu.
Guias em LED em faróis e lanternas serão oferecidos somente nas configurações mais caras. Bancos virão revestidos em tecido e com regulagem manual de altura até mesmo na versão Highline (couro deve surgir como opcional).
Vale grande destaque a central multimídia Discover Nav Pro, integrada a quadro de instrumentos totalmente digital de 10 polegadas por fibra óptica, a fim de tornar as respostas bastante rápidas. Além da projeção via Apple CarPlay e Android Auto, ela permitirá parear até dois celulares via Bluetooth. Pena que este equipamento esteja previsto apenas como opcional.
Quanto deve cobrar, e com quem vai brigar
Preços devem variar entre pouco mais de R$ 50 mil e terminar na faixa dos R$ 90 mil, sem contar os pacotes extras (como o das rodas aro 17 e o sistema de entretenimento mais moderno). UOL Carros aposta que, "completaço", o Polo 6 deve flertar com a casa de R$ 100 mil.
Conforme apontado pelo presidente da Volkswagen para a América Latina, David Powels, objetivo é rivalizar com versões de intermediárias e de topo de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo, além de Ford Fiesta e Honda Fit. "É um carro que marca o início da renovação completa de nosso portfólio até 2020", cravou o chefão.
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