Topo

Volkswagen T-Roc ganha vida e antecipa visual de novo SUV para o Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/03/2017 13h57

Lembra do crossover-conceito T-Roc? Pois é, ele finalmente vai ser tornar um modelo real. A Volkswagen confirmou que o T-Roc dará origem a SUV compacto, produzido sobre a mesma plataforma MQB do Golf, que começa a ser vendido na Europa no fim deste ano para ser posicionado abaixo do Tiguan.

Embora não haja planos imediatos para o Brasil, o T-Roc de produção também vai antecipar o design, proporções gerais e até mecânicas do novo SUV pequeno que a Volks vai lançar no país, como parte da família do novo Polo -- que como UOL Carros apurou terá hatch, sedã, picape e um crossover/SUV.

No Brasil, o novo Polo começa a ser produzido em pré-série em São Bernardo do Campo (SP), em 1º de julho. Da mesma linha sairão o três-volumes, picape e utilitário esportivo derivados. Com este último, a Volkswagen poderia, finalmente, ter participação no filão mais rentável da indústria automotiva, brigando com Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford Ecosport, Renault Captur e Duster, entre outros.

Uma prévia do SUV compacto da Volkswagen foi dada pela própria montadora em novembro passado no Salão do Automóvel, em São Paulo, com o conceito T-Cross Breeze, visualmente muito parecido com o T-Roc, mas que tinha capota removível, que não deve ser oferecida no utilitário real.

Na Europa, o T-Roc vai ser a variante da Volkswagen para o Audi Q2, com dimensões quase idênticas (cerca de 4,2 m de comprimento, 2,6 m de entre-eixos e 1,80 m de largura), mecânica compartilhada (isso inclui o motor 1.0 TSI, da mesma família que equipa up! TSI e Golf).