Novo Ford EcoSport terá papelão reciclado no porta-malas
Modelo chega até o final do semestre com novos motores e novo interior
O novo Ford EcoSport, que apareceu pela primeira vez no Salão de Los Angeles (EUA), em novembro passado, será lançado no Brasil até o final do primeiro semestre. É dos Estados Unidos, portanto, que têm chegado mais notícias sobre a primeira repaginada da atual geração do SUV, lançada em 2012.
A mais recente tem a ver com o porta-malas: ele terá uma divisória próxima ao assoalho, feita de papelão reciclado, que, segundo a marca, foi inspirada em abelhas -- mais precisamente, em colmeias. O papel é reforçado com cola e água.
A divisória serve para proteger objetos frágeis, como uma caixa de ovos, por exemplo.
Trata-se de um sistema parecido com o que existe em modelos como Fiat Mobi e Volkswagen up!. No caso do Eco, a estrutura hexagonal do papelão, como um favo de mel, garante resistência e leveza. A montadora afirma que a prateleira pesa apenas 2,7 kg, mas é capaz de suportar até cerca de 320 kg (118 vezes mais que o próprio peso).
A altura da divisória ainda poderá ser ajustada em três níveis para levar bagagens de diferentes tamanhos em cada "andar" -- será possível até retirá-la, posicionando a prateleira atrás do banco traseiro.
O uso da estrutura em forma de colmeia não será uma "reinvenção da roda" da Ford. Essa tecnologia já é utilizada em aviões e equipamentos esportivos de alto desempenho para criar, como na travessa da Ford, estruturas leves e rígidas.
Além das novidades visuais, o novo EcoSport vai ganhar opção de motor 1.0 EcoBoost de três cilindros e 125 cv (o mesmo do Fiesta Titanium) e substituir os atuais motores Sigma de 1,5 e 1,6 litro pelo 1.5 Dragon, também de três cilindros, mas aspirado.
A transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift, por sua vez, deve dar lugar a um câmbio automático convencional de seis marchas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.