VW up! com tapinha no visual já está pronto para ganhar ruas; veja flagra

Já está tudo pronto para lançamento do primeiro facelift do Volkswagen up! brasileiro. Uma unidade com leve camuflagem na parte dianteira foi flagrada por leitor de UOL Carros, que não quis se identificar, nas imediações da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
A fabricante faz segredo quanto à data de lançamento, mas UOL Carros aposta que chegada deve ocorrer muito em breve, ainda neste trimestre.
O que vai mudar
Conforme mostra a imagem, o up! passará por mudanças estéticas bastante sutis, todas inspiradas na linha 2017 já lançada na Europa. Principal alteração estética estará no para-choque frontal, que terá o aplique interno em forma de "osso de cachorro" -- miolo estreitado -- e, com isso, ganhará tomadas de ar maiores e com divisórias em forma de colmeia.
Outra novidade é o jogo de rodas, de liga leve com aparentemente 15 polegadas de diâmetro, que na foto ostenta desenho inédito de 10 raios -- metade em formato de bumerangue, metade em traços retos diagonais, sempre intercalados. Traseira deve receber retoques nos vincos do para-choque, nicho de placa e parte interna das lanternas.
Por dentro, painel será rearranjado para receber os novos sistemas de conectividade da marca, com projeção de celulares. No mercado europeu os aros do volante passaram a usar desenho inspirado no Golf, assim como os nossos Fox, Gol e Voyage. Tal solução também tende a ser aplicada por aqui.
Motorização deve ser mantida: 1.0 aspirado da família MPI (82 cv com etanol) ou 1.0 turbo TSI (105 cv), ambos 3-cilindros flex, sempre acoplados a transmissão manual ou automatizada monoembreagem, ambas com cinco marchas.
Em busca de afirmação
Reestilização chega ao mercado pouco mais de três anos após o badalado lançamento do subcompacto, que aportou no Brasil para ser o "novo Fusca" da Volkswagen.
Os planos ambiciosos, porém, passaram bem longe da concretização: o citycar jamais constou entre os 10 carros mais vendidos do país no fechamento anual da Fenabrave (associação dos concessionários) desde que entrou mercado. Ficou em 16º no ranking final de 2014 (58.894 unidades emplacadas); 13º no de 2015 (53.542); e 14º no do ano passado (38.354).
Difícil imaginar que mudanças tão pequenas sejam capazes de revolucionar as vendas de um carro cuja proposta parece ainda não ter sido assimilada pelo consumidor brasileiro, mesmo com a utilização de uma plataforma moderna, que proporciona bom desempenho, eficiência em consumo e segurança.
Tudo vai depender de como a Volkswagen vai abordar o produto daqui por diante, e de como ele será posicionado em relação a preço.
Mande fotos por e-mail ou WhatsApp
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.