Indefinido, novo EcoSport foge do Salão; flagra mostra cara de Edge
Não será no Salão de São Paulo que poderemos conhecer a cara do novo EcoSport. O evento, que começa daqui a duas semanas, era a data prevista por algumas mídias especializadas para fazer a estreia da maior reestilização da segunda geração do modelo, mas a agenda internacional pareceu mais importante.
Mesmo tendo surgido no Brasil (em 2003) e produzido por aqui, UOL Carros acredita que o SUV vai aparecer antes em outro país, no primeiro semestre do ano que vem, com a filial brasileira seguindo orientações da matriz a apresentando sua versão simultaneamente, exatamente como aconteceu em 2012, quando a marca convocou jornalistas brasileiros com urgência na primeira semana daquele ano porque a Ford da Índia iria mostrar as linhas finais da segunda geração.
Teremos de esperar para saber. Mas algumas informações já estão mais claras.
Mini-Edge
Como ele será? Algumas fontes ligadas à marca confirmaram a UOL Carros que o suvinho deve "subir de degrau". Visualmente, o desenho frontal deve seguir as linhas globais adotadas pelos novos SUVs da Ford, fazendo com que o EcoSport tenha a mesma cara do Edge, mas em menores proporções. A traseira deverá ter novo para-choque e nova disposição de luzes nas lanternas, que manterão tamanho e formato atuais.
As fotos e o vídeo que ilustram essa reportagem, feitos pelo leitores Lícius de Vasconcelos e BrunoFernando Antognolli, respectivamente, denunciam essa mudança. Elas foram feitas no Brasil, na rodovia José Ermírio de Moraes (conhecida popularmente como "Castelinho"), em Sorocaba (SP).
Mas as novidades não se resumem à estética: motor 1.6 Sigma de entrada deve dar lugar a um 1.5 de três cilindros aspirado, chamado de Dragon e baseado no 1.5 Ecoboost (turbo) utilizado pelo Fusion nos EUA, ainda sem potência e torque estimados, mas certamente mais eficientes que os atuais 115 cv e 15,4 kgfm de torque com gasolina (115 cv e 16,1 kgfm com etanol). Os motores 1.6 TiVCT e 2.0 Duratec devem continuar em linha nas configurações mais caras.
O EcoSport também terá equipamentos inéditos, melhor acabamento interno e deverá se nivelar aos principais rivais, inclusive em preço. Em suma, é praticamente certo afirmar que os valores (entre R$ 68.690 e R$ 93.550 atualmente) poderão começar perto de R$ 80 mil e alcançar o patamar de três dígitos na versão de topo.
UOL Carros acredita que a mudança era necessária, já que a cara do EcoSport era praticamente a mesma desde a chegada da nova geração, em 2012 -- de lá para cá, apenas faróis (que ganharam LED) e o sistema multimídia Sync tiveram alterações. Isso não basta em um segmento cada vez mais concorrido, com rivais mais modernos, mesmo para o precursor da categoria de SUVs compactos.
Mas não será no Salão, portanto, que teremos a chance de ver se o EcoSport terá força para contra-atacar Honda HR-V e Jeep Renegade, os dois carros que, principalmente, pisaram em cima de seu reinado. A Ford já confirmou a picape F-150 Raptor, Mustang e o novíssimo GT no evento.
UOL Carros entrou em contato com a empresa, que reconhece as fotos em flagrante do veículo, mas diz que não vai comentar sobre o modelo neste momento.
Mande fotos por e-mail ou WhatsApp
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válido a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.