Topo

"Miss Brasil de carros" ignora chuva e elege o melhor clássico do país

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

12/10/2017 04h00

Um Packard Saoutchik Limo, de 1931, foi o vencedor do "Car Day Brasil Concours d’Elegance", realizado no último sábado (7), na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo (SP). Mas o que é um concurso de elegância de carros?

A inspiração vem do "Pebble Beach Concours d’Elegance", criado em 1950 na Califórnia (EUA), para medir a elegância de automóveis clássicos. Para fazer a comparação com algo que todo mundo conhece, o concurso de Pebble Beach seria o "Miss Mundo" de carros clássicos, enquanto o de São Paulo seria o "Miss Brasil". 

Aquele que atingir, segundo a avaliação de um júri especializado, níveis surreais de importância histórica, beleza, estilo e originalidade é o vencedor e leva o prêmio "Best Of Show".

Organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o "Car Day" contou com participantes que pagarem R$ 350 de inscrição e juízes da Fédération Internationale des Véhicules Anciens (FIVA), a entidade máxima do setor, presenças que ratificaram a importância do colecionismo de automóveis clássicos no Brasil. 

"O evento foi muito bom, com uma seleção de automóveis de nível internacional", afirmou Alec Daly, embaixador da FIVA para a América do Sul.

José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e também entusiasta e colecionador de automóveis, levou doze carros de seu acervo. "Estava faltando um evento desse no Brasil. 'Araxá' (evento similar, bianual, em Minas Gerais) é muito bonito, mas no último ano caiu o nível dos carros, sem clássicos de verdade. Aqui não: estão os melhores carros do país", avaliou.

Veja mais

+ Quer negociar carros novos e antigos? Use a Tabela Fipe
GM quer ser líder de SUVs no Brasil
+ Kombi Last Edition é clássico ou mico?
+ Entenda o que é e para que serve a placa preta
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube

Instagram de UOL Carros

Entre "ancestrais", "veteranos" e guarda-chuvas

No "Car Day", os carros expostos foram divididos em três fases: "Pré-Guerra" (produzidos até 31 de dezembro de1945), "Grandes Clássicos Pós-Guerra" (até 31 de dezembro de 1960) e "Clássicos Esportivos Europeus" (até 1977).

Dentro de cada fase, as premiações ocorrem por categorias: "Ancestor" (fabricados até dezembro de 1905), "Veteran" (de janeiro de 1906 a dezembro de 1918), "Vintage" (janeiro de 1919 a dezembro de 1930), "Post Vintage" (janeiro de 1931 a dezembro de 1945), "Post War" (janeiro de 1946 a dezembro de 1960) e "Sports Cars". Os três melhores de cada uma são premiados.

Além de exposição de autos clássicos, o "Car Day" foi um desfile de guarda-chuvas charmosos, por conta da chuva. O mais charmoso era um da marca Rolls-Royce, evidentemente retirado de dentro de um. Mas isso gerou problemas, não frisson.

"O evento foi feito com boas intenções, mas faltou experiência. Os carros não deveriam estar no campo, porque agora a chuva os impede de sair e entrar, por conta do colchão de areia sob o campo. Meu carro deveria ter ficado em posição de destaque, mas ficou de fora do campo, e isso me incomoda. Deveria haver um plano B", lamentou um colecionador que pediu para não ser identificado.

Com ou sem chuva, a intenção da FBVA é voltar em 2018. "Tivemos o problema da chuva, mas todos os aspectos técnicos acordados com a FIVA foram cumpridos. Esse é um evento para motivar as pessoas a saírem com suas raridades, e foi o que aconteceu", confirmou Roberto Suga, presidente da entidade.

De fato, não é todo dia que se vê Ferrari Barchetta 1952, Piaggio Vespa 400, Cord 812 Phaeton, Isotta Fraschini 8AS, Mercedes-Benz Manheim 1938, Mercedes-Benz Gullwing  ("Asa de Gaivota") 1956, entre outros automóveis dignos de serem chamados de raridades.

* Rodrigo Mora é especialista em clássico e não tem medo da chuva

Destaques do Car Day Brasil Concours d?Elegance

  • Murilo Góes/UOL

    Car Day Brasil

    Juízes da Fiva (Federação Internacional de Veículos Antigos) avaliaram cada modelo exposto... e se protegeram da chuva de todas as formas Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Cadillac

    Coleção de Cadillac enfileirada na Hípica Paulista Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Jaguar

    Car Day Brasil tirou da garagem raridades, como modelos da Jaguar da década de 1950 Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Packard Saoutchik Limo 1931

    Packard Saoutchik Limo 1931, venceu Car Day Brasil Concours d'Elegance e levou o prêmio "Best of Show"

  • Murilo Góes/UOL

    Packard Saoutchik Limo 1931

    Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Packard Saoutchik Limo 1931

    Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance, recebe premiação ao lado do proprietário e dos juízes da FIVA Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Packard Saoutchik Limo 1931

    Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Packard Saoutchik Limo 1931

    Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Packard Saoutchik Limo 1931

    Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Chevrolet Baby Grand 1917

    Baby Grand levou o FBVA Special Prize

  • Murilo Góes/UOL

    Chevrolet Baby Grand 1917

  • Murilo Góes/UOL

    Chevrolet Baby Grand 1917

  • Murilo Góes/UOL

    Isotta Fraschini 8AS

    Modelo foi premiado na categoria Vintage (1919 a 1930)

  • Murilo Góes/UOL

    Isotta Fraschini 8AS

  • Murilo Góes/UOL

    Isotta Fraschini 8AS

  • Murilo Góes/UOL

    Isotta Fraschini 8AS

  • Murilo Góes/UOL

    Cadillac Brougham

    José Luiz Gandini, chefão da Kia no Brasil, e seu Cadilac premiado na categoria Post War (1946 a 1960)

  • Murilo Góes/UOL

    Porsche Speedster 1958

    Speedster teve rodas feitas especialmente para sua apresentação no Salão de Paris

  • Murilo Góes/UOL

    Porsche Speedster 1958

    Modelo já passou por Pebble Beach e fora premiado no concurso de elegância de Laguna Seca (EUA)

  • Murilo Góes/UOL

    Rolls-Royce Silver Wraith 1953

    Esse Rolls-Royce Silver Wraith 1953 pertenceu ao ex-presidente Getúlio Vargas

  • Murilo Góes/UOL

    Rolls-Royce Silver Wraith 1953

  • Murilo Góes/UOL

    Armstrong Siddeley

    Este é considerado um dos mais raros do mundo

  • Murilo Góes/UOL

    De Tomaso Deauville

    Todo anos 1970 quando visto por fora...

  • Murilo Góes/UOL

    De Tomaso Deauville

    ... e também por dentro

  • Murilo Góes/UOL

    Fiat Abarth 1959

    Olhe a belíssima cor desse exemplar

  • Murilo Góes/UOL

    Fiat Abarth 1959

    Abarth tinha motor traseiro

  • Murilo Góes/UOL

    Allard J2 1950

  • Murilo Góes/UOL

    Allard J2 1950

  • Murilo Góes/UOL

    Porsche 356 1955

  • Murilo Góes/UOL

    Cord 812 Phaeton 1937

  • Murilo Góes/UOL

    Cord 812 Phaeton 1937

  • Murilo Góes/UOL

    Ferrari Daytona

  • Murilo Góes/UOL

    Ferrari Daytona

  • Murilo Góes/UOL

    Ferrari Barchetta 1952

  • Murilo Góes/UOL

    Ferrari Barchetta 1952