Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

De VW Polo a Jeep Compass: quais carros se deram mal no ranking de vendas

Perda de participação, de posições no ranking de emplacamentos ou de volume de vendas.

Considerando esses três quesitos, maio foi ruim para alguns veículos no mercado brasileiro, na comparação com abril. As razões são variadas e incluem até baixa capacidade de produção.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que as vendas de automóveis e comerciais leves caíram quase 12% em maio, na comparação com abril. Por isso, só serão considerados no critério queda no número de emplacamentos os modelos que tiveram percentual superior a este - já que a maioria dos veículos vendeu menos.

Entre os modelos que se deram mal em maio estão o Volkswagen Polo, o Jeep Compass, o BYD Dolphin Mini e o Caoa Chery Tiggo 7.

Confira por que o mês passado não foi bom para cada um dos quatro produtos. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Volkswagen Polo

Imagem
Imagem: Divulgação

O Polo havia se tornando o novo líder do mercado de automóveis e comerciais leves em 2024. Mas seu resultado de maio mudou o panorama: o hatchj somou 8.484 unidades vendidas, 31,76% a menos do que em abril.

Com isso, em maio, caiu da primeira para a segunda colocação, atrás da Fiat Strada. Porém, acabou perdendo também a liderança para a picape no acumulado de 2024. Nos cinco primeiros meses do ano, o produto da Fiat somou 49.050 emplacamentos, ante os 48.121 do Polo.

Continua após a publicidade

Jeep Compass

Imagem
Imagem: Divulgação

Líder dos SUVs médios desde seu lançamento, em 2016, o Compass viu o Corolla Cross se aproximar perigosamente em abril. E em maio, o Jeep perdeu o primeiro lugar para o rival da Toyota. Seus emplacamentos totalizaram 3.282 unidades, ante as 4.565 do concorrente.

No ranking geral, a posição do Compass foi de 18ª para 20ª. A queda no número de emplacamentos foi de 16,14%, maior do que a do mercado, mas baixa quando comparada à dos outros veículos desta lista.

Por isso, a principal razão para o Compass ter se dado mal foi a perda da briga particular com o Corolla Cross.

Vale ressaltar que tanto o Jeep quanto o Toyota tiveram mudanças em abril, com a chegada da linha 2025. Por isso, maio foi o primeiro mês cheio de vendas dos SUVs renovados.

Continua após a publicidade

BYD Dolphin Mini

Imagem
Imagem: Divulgação

O Dolphin Mini foi lançado no início do ano e, de cara, já se tornou o carro elétrico mais vendido do Brasil. Mas, após dois meses completos de emplacamentos (março e abril), em maio o chinês registrou desaquecimento.

Foram 2.104 exemplares vendidos, 33% a menos do que em abril. Além disso, o modelo foi a 24ª para a 31ª posição do ranking. A mais provável razão para a queda é o fim das entregas das unidades reservadas em pré-venda, com preço promocional.

De agora em diante, os números do Dolphin Mini não aparecem mais impulsionados pela forte campanha de lançamento. Mesmo assim, o modelo continua sendo o carro elétrico mais vendido do Brasil.

Caoa Chery Tiggo 7

Caoa Chery Tiggo 7 Sport
Caoa Chery Tiggo 7 Sport Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Desde quando a versão Sport foi lançada por R$ 135 mil, no início do ano, o Tiggo 7 virou sensação. Nas redes sociais, as pessoas estão falando muito sobre o produto, e muitos o consideram melhor do que qualquer outro SUV, independentemente do segmento (algo que beira o exagero).

Abril foi um ótimo mês para o Tiggo 7, com 3.026 emplacamentos. Mas, em maio, ele não conseguiu manter o ritmo. As vendas foram de 1.694 exemplares, queda de 44%. Falta de interesse do público? Que nada! A versão Sport tem filas que podem chegar a seis meses.

Mas, se não há unidades a pronta entrega (por falta de capacidade de produção), e a espera é longa, muitos desistem. Bom para outro Caoa Chery, o Tiggo 5X, que ganhou alguns clientes e, em maio, foi o carro mais vendido da marca: somou 2.446 emplacamentos.

De volta ao Tiggo 7, com o resultado o modelo também acabou perdendo muitas posições no ranking de vendas. Foi da 26ª em abril para a 35ª em maio.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes