Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

De Onix a Corolla: 15 carros que estão se dando mal em vendas neste ano

O mercado de automóveis e comerciais leves cresceu 37,17% em abril de 2024, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Considerando o primeiro quadrimestre do ano, a alta nos emplacamentos foi de 17,79%, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Nesse contexto, a maior parte dos veículos registra vendas superiores às de 2023. Mas alguns estão perdendo espaço. Considerando a lista dos 30 carros de passeio mais vendidos no primeiro quadrimestre do ano passado, e também a de picapes mais emplacadas no mesmo período, foram 15 os produtos que tiveram quedas importantes.

Alguns estão estáveis, ou com queda tão leve (inferior a 5%) que pode ser considerada uma estabilidade. Esses 15 produtos, porém, venderam a partir de 5% a menos que nos quatro primeiros meses de 2024. Há modelos, inclusive, que registraram emplacamentos mais de 50% inferiores.

No caso dos automóveis, há alguns que acabaram saindo da lista dos 30 mais emplacados em 2024, posto que ocupavam em 2023. As razões são variadas. Alguns passaram por mudanças de linha que acabaram prejudicando seus emplacamentos.

Outros estão prestes a mudar, o que já reduz o interesse do público e, dependendo da situação, a capacidade de entrega da fábrica. Porém, há exemplo de modelos que tiveram queda sem nenhuma dessas razões. Nesse caso, chegada de mais concorrentes e menor interesse do consumidor podem estar entre as causas.

Quedas sem mudanças na linha

Nove modelos da lista venderam menos no primeiro quadrimestre sem terem passado por nenhuma mudança na linha que prejudicasse seus emplacamentos por um período. Além disso, ainda não têm grandes atualizações previstas.

Desses nove, o Onix Plus é o que mais perdeu espaço. No primeiro quadrimestre de 2023, o modelo era o terceiro mais emplacado do Brasil, com 23.686 unidades. No mesmo período deste ano, caiu para 17.852, 33,1% a menos, e foi para o 11º lugar do ranking.

Até há rumores de que os modelos da linha Onix vão mudar em breve. Porém, não há nada concreto, como as já iminentes atualizações de S10 e T-Cross, por exemplo - cujas versões renovadas serão mostradas nas próximas semanas. Mas, ainda em 2024, esses produtos (assim como o Tracker) devem receber os novos multimídia e painel de instrumentos da marca, que estrearam no Spin.

Continua após a publicidade

A segunda maior queda desta lista foi do City Hatch, com 28,6%. O modelo passou de 4.881 unidades de janeiro a abril de 2023 para 3.485 em 2024. Aqui, vale destacar que o City (sedã) foi de 4.387 para 3.799 emplacamentos, 13,4% menos. Porém, em 2023, foi 31º automóvel mais vendido do Brasil. Por isso, ficou fora da lista dos 15 produtos do "top 30" do ano passado.

O Cronos teve queda de 12,2%, passando de 11.277 para 9.896 emplacamentos. A Toro registrou 14.115 unidades vendidas no primeiro quadrimestre de 2024, 11,1% a menos que no ano passado. Em seguida aparece o Pulse (12.062 exemplares e queda de 11%).

O Corolla teve 10.913 emplacamentos, 10,6% a menos que no ano passado. Aqui, o consumidor brasileiro mostra cada vez menos interesse pela categoria de sedãs. A lista continua com o Onix (28.906 exemplares e - 7,1% na comparação com 2023), o HB20S (o 208 (5.974; - 6,1%) e o Creta (18.935; - 5,7%).

Assim, desse grupo fazem parte Onix Plus, City hatch, Cronos, Toro, Pulse, Corolla, Onix, 208 e Creta.

SUVs: mudança e novos concorrentes

Em abril, Compass, Commander e Corolla Cross passaram por mudança de linha. Ganharam atualizações no visual e novos equipamentos. Os modelos da Jeep ainda receberam o novo propulsor 2.0 turbo a gasolina da Rampage, mas perderam quase todas as versões a diesel (restou uma apenas em cada gama).

Continua após a publicidade

Não dá para ignorar que a mudança de linha prejudicou as vendas desses produtos em março e abril, afetando seus desempenhos em 2024. Mas não foi só isso. A chegada de novos concorrentes impactou os emplacamentos dos três produtos.

No ano passado, o lançamento do Haval H6 e a decolagem no mercado do Song Plus atingiram bastante o Commander. A versão de entrada do primeiro produto, que é da GWM, também compete com Compass e Corolla Cross topo de linha.

Além disso, o Tiggo 7 Sport ganhou uma versão de entrada com preço muito mais baixo que a média do segmento. Vieram ainda concorrentes como Honda ZR-V e Ford Territory. Com essa ebulição na categoria, o líder acaba sofrendo mais.

As vendas do Compass (15.540 unidades) caíram 24% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com igual período de 2023. O Corolla Cross sofreu menos. Com 13.041 emplacamentos, registrou queda de 9,4%.

Dos três, o mais impactado pela mudança de linha e a chegada de novos concorrentes foi o Commander. Este ano, o SUV soma 4.310 unidades vendidas, 40,3% a menos que no mesmo período de 2023. Com isso, caiu do 28º para o 45º lugar do ranking.

Aqui, vale colocar também o caso da Spin, que neste ano está com vendas de 4.663 unidades, 16,5% a menos que em 2023. Mas há uma boa notícia para o monovolume, que a Chevrolet agora chama de crossover. Abril foi o primeiro mês cheio de vendas da versão atualizada.

Continua após a publicidade

E os emplacamentos já foram o dobro do registrado no quarto mês do ano passado. Isso aponta que a Spin em breve pode voltar à lista dos 30 mais vendidos em 2024 - no momento, ocupa a 44ª colocação no ranking de automóveis e comerciais leves.

Picapes

Os modelos do segmento de picapes estão em festa. Quase todos os produtos registram altos índices de crescimento nos emplacamentos em 2024. A exceção são aquelas que já estão com mudança anunciada.

De todos os modelos que perderam vendas este ano, a maior queda foi a da Amarok: 52.3%. O modelo registrou apenas 1.114 emplacamentos em 2024. A versão atualizada do produto deve chegar no segundo semestre.

Já a S10 renovada já está batendo à porta das concessionárias, e teve inclusive suas fotos reveladas. No primeiro quadrimestre de 2024, a picape somou 7.852 exemplares vendidos, 12,8% a menos que no mesmo período de 2023.

Modelos com queda de vendas em 2024 (mais de 5%)

1º Volkswagen Amarok - 52,3%
2º Jeep Commander - 40.3%
3º Chevrolet Onix Plus - 33,1%
4º Honda City Hatch - 28,6%
5º Jeep Compass - 24%
6º Chevrolet Spin - 16,5%
7º Chevrolet S10 - 12,8%
8º Fiat Cronos - 12,2%
9º Fiat Toro - 11,1%
10º Fiat Pulse - 11%
11º Toyota Corolla - 10,6%
12º Toyota Corolla Cross - 9,4%
13º Chevrolet Onix - 7,1%
14º Peugeot 208 - 6,1%
15º Hyundai Creta - 5,7%

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes