Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Liderança do Polo está a um passo do fim; Corolla Cross supera Compass

O ano de 2024 está sendo até agora da Volkswagen, que conquistou a liderança de vendas, com o Polo. Além disso, também alcançou o primeiro lugar no segmento mais importante do Brasil, o de SUVs, com o T-Cross. Mas, em maio, as coisas não estão correndo tão bem para a montadora alemã.

Encerrada a primeira metade de maio, o Polo aparece em boa desvantagem ante a Strada. A picape da Fiat liderou as vendas no período, com 6.028 emplacamentos (entre os dias 1º e 16 deste mês). O hatch está mil de unidades atrás, com 5.017 exemplares vendidos.

Ainda há quase metade do mês para o Polo ultrapassar a Strada, retomar o primeiro lugar e garantir sua liderança no acumulado do ano. Mas é inegável que, ao menos em maio, o modelo da VW está a um passo de perder o posto, pois a picape já garantiu vantagem.

O terceiro mais vendido no período foi o Huyndai HB20, com 4.223 emplacamentos. Em quarto lugar aparece o Creta, que tem 3.177 unidades vendidas até agora. A lista dos cinco mais vendidos é fechada pelo Mobi (3.031).

O ranking prossegue com o Argo na sexta posição, o Onix na sétima e o Kicks na oitava. O Tracker foi até agora o nono mais vendido e o T-Cross, o décimo.

SUVs

A situação também não está boa para o T-Cross em maio. Mas isso pode ser fruto da mudança de gama do modelo, que acaba de ocorrer. Na recém-lançada linha 2025, o SUV ganhou mudanças externas e internas, além de mais tecnologia.

Líder de vendas de seu segmento no acumulado de janeiro a abril, o T-Cross aparece em maio no quarto lugar da categoria, atrás de Creta, Kicks e Tracker, respectivamente. Já o quinto mais emplacado é o Corolla Cross, que passa por seu primeiro mês cheio de vendas após a reestilização aplicada na linha 2025.

O modelo da Toyota havia se aproximado bastante do Compass (também renovado em abril) no mês passado. E, em maio, já abriu boa vantagem ante o Jeep, o SUV médio mais vendido no acumulado deste ano - e de todos os outros anos desde seu lançamento.

Continua após a publicidade

De 1º a 16 de maio, foram comercializadas 2.183 unidades do Corolla Cross, ante as 1.324 do Compass. Não é a primeira vez em 2024 que o Toyota começa um mês na frente e, na segunda metade, acaba sendo ultrapassado pelo Jeep.

Mas, desta vez, será mais difícil para o Compass. Isso porque a vantagem do Corolla Cross é, agora, maior do que em ocasiões anteriores que esse fenômeno ocorreu. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes