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Renault Duster Plus seria o melhor SUV do Brasil se não fosse um detalhe

O que o consumidor de SUVs quer? Posição alta de dirigir é uma das respostas, mas porta-malas amplo também é demanda de muitos, principalmente de quem compra para uso familiar. Se tiver bom espaço interno, então? Melhor ainda!

E que tal tudo isso acompanhado por uma boa central multimídia e ótima agilidade para acelerar? Será que existe, no segmento de compactos, um modelo que ofereça tudo isso sem custar mais do que a média da categoria? Existe! Seu nome é Duster Plus Iconic 1.3 turbo (170 cv de potência), a versão topo de linha do produto da Renault.

O Duster Plus 1.3 turbo tem preço sugerido de R$ 155.890, amplo pacote de equipamentos, o maior porta-malas da categoria - em empate técnico com o C3 Aircross -, bom espaço interno e um desempenho para lá de convincente. Existem outras versões do modelo - a partir de R$ 123.990.

Contudo, estas trazem propulsor 1.6 aspirado e perdem uma das coisas que fazem do Duster de topo interessante: a boa agilidade para acelerar. De volta ao Iconic 1.3 turbo, seria este então o melhor SUV compacto do Brasil? Sem dúvidas, ele é um dos que oferecem melhor custo-benefício. No entanto, é o melhor?

Ele até poderia ser. Mas há um detalhe que fará o consumidor pensar duas vezes antes de tomar a decisão de levá-lo para casa - dependendo daquilo que o cliente valoriza em um carro.

Sensação ao volante

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Trata-se da plataforma usada pelo Duster, que é da subsidiária romena da Renault, a Dacia. Essa base é para modelos de baixo custo, e é a mesma de Logan, Sandero e Captur - a maioria agora fora de linha. Por causa disso, há algumas características que deixam o SUV menos interessante do que ele poderia ser.

A principal? Sensação ao volante. Falta sofisticação à dirigibilidade do Duster Plus. E, aqui, vale ressaltar que, desde 2022, quando ganhou motor 1.3 turbo, o SUV teve esse quesito aprimorado. Mesmo assim, ainda falta um pouco de precisão à direção, e o carro é meio desengonçado em algumas situações.

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Duster Plus

Isso compromete muito o produto? Não com todo esse custo-benefício. Até porque existem carros com dirigibilidade pior no segmento. A plataforma antiga e de baixo custo, no entanto, acarreta na falta de algumas outras coisas importantes, como a ausência de ajuste de altura para o cinto de segurança e uma ergonomia que não é das melhores.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Há entradas USB, carregador de smartphones por indução, chave presencial e partida por botão. O freio de estacionamento é manual, mas isso não chega a ser um grande problema, pois outros modelos populares do segmento também ainda não trazem essa tecnologia.

As atualizações da linha 2024 do Duster incluem faróis, lanternas e acabamento. Além disso, o carro passa a trazer detalhes na cor laranja no exterior e no interior.

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Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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