Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
OpiniãoCarros

Tiggo 7 ultrapassa o Compass e aparece entre 10 carros mais vendidos

Não é a primeira vez que conto isso aqui: sempre que publico em minhas redes sociais algo a respeito de SUVs em geral, e dos médios em particular, a maioria dos comentários é sobre o Tiggo 7 Sport. A versão de entrada do Caoa Chery, que custa cerca de R$ 135 mil (valor de compacto, apesar das dimensões médias), deixou o consumidor brasileiro empolgado.

E, no ranking de abril, o Tiggo 7 está conseguindo um grande mérito: deixar para trás o líder absoluto do segmento de SUVs médios, Jeep Compass. Outra conquista do modelo da Caoa Chery: o produto aparece na lista dos dez SUVs mais vendidos no mercado brasileiro. Os dados são referentes ao período entre 1º e 15 de abril, e foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Os bons números do Tiggo 7 são resultado da chegada da versão Sport, há cerca de dois meses. Além dela, há a Pro, que já estava disponível antes do lançamento da opção de entrada. Mas, apesar do grande avanço, é preciso ressaltar que o Compass está em processo de mudança.

A linha 2025 acaba de chegar às concessionárias com atualizações, redução de preço e versões com o inédito motor 2.0 turbo Hurricane, a gasolina - o mesmo da Rampage. Além disso, o modelo da Jeep costuma vender melhor, independentemente do mês, na segunda quinzena. Por isso, é grande a possibilidade de ele conseguir deixar o Caoa Chery para trás até o fechamento de abril.

Números

O Tiggo 7 registrou vendas de 1.561 unidades na primeira quinzena de abril. Apesar de estar à frente do Compass, aparece atrás do Corolla Cross, com 1.893 emplacamentos. Já considerando todo o segmento de SUVs, independentemente do porte, o modelo da Caoa Chery é 10º colocado.

O resultado ruim do Compass, porém, não está diretamente relacionado ao crescimento do Tiggo 7. De acordo com o vice-presidente da marca Jeep no Brasil, Hugo Domingues, o Caoa Chery, por ter porte de médio, está levando ao crescimento do segmento e, consequentemente, à perda de participação de todos os modelos dessa categoria - que, além de Compass e Corolla Cross, tem representantes como Taos, Haval H6, ZR-V e Territory.

Mas Domingues diz que, na verdade, o Tiggo 7 Sport não causa impacto no volume de vendas mensal apenas dos SUVs médios. Por causa de sua tabela de R$ 135 mil, ele vem afetando ainda mais os SUVs compactos - já que é mais barato que versões mais vendidas de muitos desses modelos.

O produto da Caoa Chery, aliás, poderia ir além dos resultados que está obtendo. Porém, não há oferta para atender a demanda. As filas pela versão Sport ultrapassam cinco meses.

Continua após a publicidade

Ranking dos SUVs

No segmento de SUVs, o Tracker lidera as vendas na primeira quinzena, mas em disputa acirrada com o T-Cross. No período, o Chevrolet somou 2.888 emplacamentos, ante os 2.844 do Volkswagen. O Creta é terceiro colocado (2.719), com o Nivus em quarto (2.558) e o Kicks em quinto (2.398).

O Honda HR-V aparece na sexta colocação, com 2.101 unidades emplacadas, enquanto o Corolla Cross é o sétimo. A oitava posição é ocupada pelo Jeep Renegade, que somou vendas de 1.796 exemplares, apenas dez a mais que o Fiat Fastback, nono. O Tiggo 7 é o décimo.

Os mais vendidos

Pelo segundo mês seguido, o Polo dá sinais de que será o carro mais vendido do Brasil. Na primeira quinzena de abril, o Volkswagen tem 6.227 emplacamentos, ante os 5.340 do segundo colocado, Hyundai HB20.

Líder do mercado desde 2021, a Strada aparece na terceira posição no ranking da primeira quinzena de abril. A picape da Fiat tem 5.090 emplacamentos. O Onix é quarto colocado (4.459) e o Argo, quinto (3.417).

Continua após a publicidade

O Onix Plus aparece na sexta posição, com 3.306 unidades vendidas. Da sexta em diante, a lista dos dez automóveis e comerciais leves mais emplacados do Brasil traz apenas SUVs compactos: Tracker, T-Cross, Creta, Nivus e Kicks, nesta ordem.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes