Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
ReportagemCarros

VW Tiguan volta ao Brasil reestilizado e com motor mais fraco; veja o teste

Fora do mercado brasileiro há cerca de um ano e meio, o Tiguan está de volta. Porém, ainda não chegou a vez da nova geração, que surgiu, ainda camuflada, no Salão de Munique (Alemanha), no início do mês.

Esta nova geração também está prevista para o Brasil. Porém, antes ela será lançada na Europa. A apresentação sem camuflagem ocorrerá fim de outubro, em evento em Wolfsburg (Alemanha), sede da Volkswagen. As vendas no mercado europeu começam no ano que vem.

Por ora, o Brasil receberá a versão reestilizada do carro, à venda nos EUA e na Europa. Ela continuará sendo trazida do México e trará também algumas mudanças mecânicas ante o modelo anterior.

Nesta segunda-feira (11), a Volkswagen anuncia o retorno do modelo, na versão Allspace - estendida. Mais detalhes serão revelados em breve, pois as vendas começam em outubro.

Principais diferenças

UOL Carros apurou que, desta vez, haverá apenas a versão de sete lugares - o modelo anterior tinha também carroceria de cinco lugares. O motor é o mesmo 2.0 de antes. Porém, trará menos potência.

São 190 cv, ante os 220 cv do modelo anterior. O torque é de 32,5 kgfm e o câmbio, automatizado de oito marchas e duas embreagens. Já o sistema de tração, que era integral por demanda, passa ser 4x2 (dianteiro).

Imagem
Imagem: Divulgação

Por dentro, o volante recebe botões sensíveis ao toque. O painel de instrumentos continua sendo virtual e personalizável. Outra novidade é o comando do ar-condicionado digital de duas zonas, também sensível ao toque (igual ao que o Polo ganhou no ano passado).

Continua após a publicidade

UOL Carros testou uma versão do novo Tiguan na Alemanha. O modelo avaliado trazia multimídia com comando por gestos.

Desempenho

Embora o motor do modelo avaliado seja o de 190 cv, a versão testada era a de cinco lugares, cerca de 15 cm inferior em comprimento e entre-eixos. Além disso, é mais leve que a Allspace.

Interior da versão testada na Europa
Interior da versão testada na Europa Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Tiguan não teve outras mudanças mecânicas. Mantém as suspensões independentes e os discos nos freios. Com boas respostas de direção, tem bom desempenho em curvas e mudanças de trajetória, além de ótimo revestimento acústico. O preço do modelo só será divulgado no início das vendas, em outubro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes