Topo

Primeira Classe

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Casa sobre rodas, Mercedes GLS 450 é um dos carros mais luxuosos do Brasil

Mercedes-Benz GLS 450 - Rafaela Borges/UOL
Mercedes-Benz GLS 450 Imagem: Rafaela Borges/UOL

Colunista do UOL

02/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Volvo XC90, Audi Q7, Mercedes-Benz GLE. Esses SUVs de luxo grandes se destacam pela extrema sofisticação e por terem sete lugares, uma característica muito apreciada por famílias, especialmente aquelas que são fãs da estrada.

Porém, mesmo os SUVs grandes podem representar um problema para as famílias na hora de viajar. Com os sete lugares em uso, o espaço para a bagagem fica bastante reduzido. Mas há uma categoria de modelos bem restrita - em vendas e representantes - que consegue amenizar esse problema.

Mercedes-Benz GLS 450 sete lugares - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Carro tem até sete lugares
Imagem: Rafaela Borges/UOL
São os super-SUVs, ou SUVs extra-grandes. Aqui o super não se refere à esportividade, e sim a tamanho e espaço interno. Entre os poucos representantes desse nicho no mercado estão o BMW X7 e o Mercedes-Benz GLS.

Testei o Mercedes, que está disponível no Brasil na versão 450, com motor a gasolina de seis cilindros e três litros, que gera 367 cv. A potência pode até não parecer grande coisa para um carro de quase 2,5 toneladas, mas o GLS 450 anda surpreendentemente bem.

Ele tem muito fôlego para acelerar e retomar velocidade, e não deixará seu motorista na mão na hora de fazer uma ultrapassagem na estrada, por exemplo. Mas isso é tudo o que vou falar sobre o desempenho do super-SUV. Ele não é o mais importante ingrediente do carro com tração 4x4 por demanda e câmbio de nove marchas.

Mercedes-Benz GLS 450: cabine - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
O que mais chama a atenção no GLS 450 são as tecnologias e a comodidade, que fazem do SUV um dos carros mais luxuosos à venda no Brasil - e sem dúvidas o mais sofisticado da gama que a Mercedes-Benz oferece no Brasil.

Com preço de R$ 954.900, o GLS 450 é um carro que mais parece uma casa de luxo sobre rodas, seja pelo espaço ou pelo conforto que faz os passageiros não terem vontade nenhuma de desembarcar.

SUV para a estrada

A aptidão do GLS 450 é para a estrada. É aquele carro que você tem na garagem para embarcar em uma viagem familiar no fim de semana, em um feriado ou nas férias. Usá-lo no dia a dia é procurar por contratempos.

O carro é difícil de manobrar e estacionar, mesmo com auxílios eletrônicos para essas missões e câmeras 360 com excelente nitidez de imagens. Rodar com GLS 450 em ruas estreitas pode ser tão complicado a ponto de fazer você repensar seu caminho. São 5,20 metros de comprimento e quase 2 m de largura.

Mercedes-Benz GLS 450: traseira - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Já a estrada pertence a ele, não só pelo bom desempenho e pela estabilidade - há suspensão adaptativa e até um sistema que inclina de forma imperceptível a carroceria para amenizar o movimento dos corpos dos ocupantes em curvas. A vida a bordo de todos é muito confortável.

Quem vai no banco de trás tem bancos com ajustes elétricos em profundidade e encosto. Dá para inclinar os dois laterais e viajar em uma poltrona na qual os passageiros conseguem tranquilamente tirar uma soneca.

Mercedes-Benz GLS 450: espaço atrás - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Ali, há espaço para três pessoas sem aperto. O entre-eixos é de 3,14 metros e, apesar de o assoalho não ser plano, quem viaja no meio acomoda bem seus pés e não fica com as pernas para cima.

Há muitas saídas USB do tipo C e sistema de climatização com duas zonas - que inclui ajustes de temperatura, velocidade e direcionamento. Toda essa vida boa pode ser reforçada em um dia ensolarado com a iluminação promovida pelo teto solar panorâmico.

Porta-malas e sete lugares

Com os cinco lugares em uso, o porta-malas tem capacidade entre 1.100 e 1.300 litros, dependendo da posição dos bancos da segunda fila. Pela primeira vez, não tive malas para encher o compartimento de bagagem de um carro. Coloquei uma grande (32 quilos), duas médias (23 kg) e duas pequenas (15 kg) e ainda assim sobrou espaço.

Mercedes-Benz GLS 450 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Porta-malas tem entre 1.100 e 1.300 litros
Imagem: Rafaela Borges/UOL
E quando os dois lugares da terceira fileira estão em uso? A capacidade ainda é ampla: 355 litros. É equivalente à de diversos SUVs compactos à venda no mercado e, na prática, superior à de alguns. Consegui colocar no compartimento uma mala média e duas pequenas, e ainda sobrou um bom espaço.

O acionamento dos dois lugares extras é elétrico e o acesso à terceira fileira, prático. Também eletricamente, os bancos da segunda fileira podem ser rebatidos em um ângulo tão amplo que criam uma ótima passagem para a terceira fila, sem apertos.

Mercedes-Benz GLS 450: porta-malas - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Com cinco lugares, capacidade é de 355 litros
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Quem vai nos dois bancos extras tem à disposição porta-copos, entradas USB e saídas exclusivas de ar-condicionado - mas, desta vez, sem opção de ajustes individuais.

Luxo e comodidade

Quem vai na frente também tem vida boa. Os dois bancos podem ser ajustados automaticamente por meio de um sistema na central multimídia. Basta selecionar a altura e o recurso faz tudo sozinho - no caso do motorista, ajusta também o volante.

Os bancos também contam com sistema de aquecimento, resfriamento e um programa de massagem com várias modalidades. Chama a atenção a iluminação externa personalizável com uma ampla paleta de cores - que são alteradas nas portas, painéis e sob os bancos da frente, para os passageiros que viajam na segunda fileira.

O sistema "Hi Mercedes" usa inteligência artificial para executar várias funções por meio de comando de voz. Dá para abrir e fechar persianas do teto solar, mudar músicas e estações de rádio e inserir endereços no GPS, por exemplo.

Mercedes-Benz GLS 450: mapa - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Mapa tem realidade aumentada
Imagem: Rafaela Borges/UOL
E por falar em navegador, o mapa tem realidade aumentada, mostrando uma imagem bem real do entorno, além de função de pinça. Já o sistema de som de altíssima qualidade é da marca Burmester.

Mercedes-Benz GLS 450: bem estar - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Sistema de bem-estar
Imagem: Rafaela Borges/UOL
O GLS 450 traz ainda uma tecnologia de bem-estar. Quem viaja na frente pode selecionar, na central multimídia, programas que trabalham os sentidos para deixar os ocupantes mais relaxados, ou mais revigorados.

O recurso ajusta iluminação interna, temperatura da cabine e dos bancos, massagem e até o som ambiente ao humor do motorista e dos passageiros. Além disso, há ainda um programa de exercícios físicos.

O sistema, por meio de comando de voz, dá dicas de atividades que podem ser feitas ao volante. Muitas são de respiração, para deixar o motorista mais relaxado. Dependendo do programa selecionado, os bancos podem fazer movimentos para dar uma mãozinha na realização da atividade.

O luxuoso acabamento é dominado por materiais como alumínio, couro e madeira, está presente até na parte de trás dos bancos dianteiros.

E aí? Conhece algum carro com tantos recursos de tecnologia e comodidade reunidos. Dá até vontade de morar nele. Mas, como nem tudo é perfeito, faltou uma coisa. Para um carro familiar e feito para viagens - muitas delas longas -, telas para entretenimento dos passageiros de trás seriam muito bem-vindas.