Paula Gama

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Renovada, S10 usa até inteligência artificial para ficar mais econômica

Um a cada cinco carros novos vendidos no Brasil atualmente possui uma caçamba. É exatamente por isso que o mercado de picapes não para de crescer em todas as suas subdivisões. Nessa semana, a grande novidade é a renovação da S10, uma das caminhonetes médias mais tradicionais do país. Está aberta a pré-venda para três versões: Z71 (R$ 291.300); LTZ (R$ 292.800) e a topo de linha High Country (R$ 302.900).

As mudanças estão por toda parte, a picape ficou mais tecnológica, confortável e usa até inteligência artificial para ficar mais eficiente - recurso que, junto com atualizações do motor - deixou o modelo 13% mais econômico.

O interior ficou mais sofisticado. A central multimídia tem 11 polegadas
O interior ficou mais sofisticado. A central multimídia tem 11 polegadas Imagem: Chevrolet/Divulgação

UOL Carros teve acesso à picape durante a ExpoLondrina, no Paraná. Apesar de ainda não ter sido disponibilizado um test-drive mais detalhado, foi possível perceber as melhorias. O interior ficou notavelmente mais refinado e alguns dos pontos fracos - como ausência do farol de LED - foram resolvidos.

Apesar de não se tratar de uma nova geração, como a da Ford Ranger, houve um salto considerável em relação ao último facelift, realizado em 2020 e a principal razão está abaixo do capô. Ficou faltando, no entanto, alguns itens presentes nas concorrentes mais novas, como freio a disco nas quatro rodas e câmera 360º.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas.

O que há de novo?

A versão High Country, a topo de linha, aposta em cromados
A versão High Country, a topo de linha, aposta em cromados Imagem: Chevrolet/Divulgação

Quando o assunto é design, cada uma das versões apresentadas têm sua própria assinatura. Há novos capôs e para-lamas para harmonizar com os novos faróis, grade e para-choque. Na lateral, além dos para-lamas posteriores, muda o acabamento inferior das portas, o desenho das rodas e os emblemas.

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No caso da Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos; há lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto. Na LTZ, o acabamento é mais discreto, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo. Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A tampa da caçamba tem sistema para alívio de peso de série e mola a gás como opcional
A tampa da caçamba tem sistema para alívio de peso de série e mola a gás como opcional Imagem: Divulgação

Um dos pontos fracos é a ausência do protetor de caçamba de série, disponível entre os mais de 100 opcionais.

No interior, os acabamentos ficaram mais sofisticados, com apliques macios ao toque nas áreas de contato. Já o volante, da mesma família da Silverado, além da regulagem de altura, agora tem ajustes de profundidade da coluna de direção. Os bancos também foram renovados para ficarem mais macios, um dos recursos para melhorar a experiência de conforto a bordo. Nesse quesito, também foram aplicadas placas acústicas na cabine e adotados pneus mais silenciosos.

Na antiga versão, incomodava o balanço a bordo, principalmente quando a picape estava vazia, agora, a suspensão também foi recalibrada, há novos amortecedores, coluna de direção telescópica e as bitolas são mais largas. Tudo isso colabora para a redução da vibração da cabine. Mas é preciso um teste mais longo para avaliar a mudança.

Abaixo do capô

Entre todas as novidades, destaco a inclusão da nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel. Pela primeira vez um propulsor fabricado no Brasil é gerenciado por inteligência artificial.

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De acordo com a Chevrolet, a inteligência artificial é capaz de processar centenas de simulações por microssegundos, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar o parâmetro de calibração mais próximo do ideal. Tudo isso para conseguir fazer a melhor combinação de performance, consumo de combustível, dirigibilidade e emissões.

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz atualizações de hardware e software. O resultado foi uma mudança em toda entrega. Agora, a S10 vai de 0 a 100 km/h em 9,4 s - um segundo a menos que a anterior. Já no quesito consumo, de acordo com o Inmetro, percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos de potência e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas que equipa a Colorado norte-americana.

Equipamentos

Também há novidades em tecnologias, como o Chevrolet MyLink de 11 polegadas integrado ao painel digital de 8 polegadas, carregador por indução e entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira - além do Wi-Fi nativo, que já equipava a versão anterior. A lista fica completa com a chegada de alerta de tráfego cruzado traseiro; alerta de ponto cego; farol alto automático; iluminação Full LED; chave presencial com partida por botão.

Preços e versões

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Somente as versões mais completas, com cabine dupla, tiveram suas informações divulgadas e estão em pré-venda. Também não se sabe as condições de desconto para venda direta (empresas e produtores rurais), responsável por 65% dos emplacamentos da versão atual.

Z71 - R$ 281.900
Entre os equipamentos, ajuste telescópico da direção; partida por botão; sensor crepuscular; câmera de ré HD; cockpit virtual; OnStar c/ 13 meses de Wi-Fi; vancos e volante Premium; controle de oscilação de reboque; iluminação em LED; pneus, estribo e santantônio exclusivos.

LTZ - R$ 292.800
Acrescenta ar-condicionado digital; banco com ajuste elétrico; sensor de chuva; sensor de estacionamento traseiro; alerta colisão com frenagem automática; alerta de saída de faixa; carregador por indução; farol alto com ajuste automático; retrovisor interno eletrocrômico e externo rebatível e estribo inteiriço.

High Country - R$ 302.900
Acrescenta alerta de ponto cego; alerta de tráfego cruzado traseiro; alerta de saída de faixa;
acabamento exclusivo para bancos, portas, console e painel; descansa-braço traseiro; grade e frisos cromados; para-choques personalizados; santantônio integral e rodas exclusivas.

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Reportagem

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